DONA EMA

A tasca de eleição para os jantares de grupo!

 

Conheço o Dona Ema há muitos anos. Na altura da faculdade, era uma das tascas de eleição para jantares de grupo. Isto porque tinha todas as características que valorizávamos na altura: barata, simples… e com bebida à descrição. Não era preciso mais nada. Não íamos à procura de restaurantes da moda, que ficassem bem nas fotos do Instagram (até porque ainda estávamos na época em que isso não existia), nem acabávamos em hamburguerias (na altura existia só o McDonalds). Procurávamos uma tasca com gente simpática, comida portuguesa simples, preços baixos e, claro, com muita bebida.

Restaurante Dona Ema Avenida da Liberdade

E a verdade é que nos dias de hoje, por mais que esteja com a “cara lavada” – a sala interior teve obras de remodelação e está menos tasca do que antes… o que para mim é uma pena – o Dona Ema continua a cumprir os requisitos necessários para estar sempre cheio com jantares de grupo: o preço continua a ser baixo, não há grandes invenções a nível de pratos… e a bebida continua a vir para a mesa sempre que é preciso. Mudam-se os tempos mas não muda aquilo que queremos em jantares de grupo. 😉

A comida é simples, e geralmente o menu de grupo traz-nos para a mesa as febras grelhadas com batata frita e arroz, a coisa mais simples do mundo. Quem gere a casa acaba sempre por reforçar alguma dose ou enviar uma travessa de batatas extra ou algo do género, por isso ninguém vai ficar com fome. Lá está, é como se estivéssemos em casa, com amigos.

Restaurante Dona Ema Avenida da Liberdade

Restaurante Dona Ema Avenida da Liberdade

A ementa, fora o registo de grupos, é tradicionalmente portuguesa, com pratos simples e geralmente bem cozinhados. Os pastéis de bacalhau, as lulas recheadas, o bacalhau à minhota ou as favas (às vezes) são pratos típicos que aqui são servidos a preços bastante baixos (especialmente se nos lembrarmos que estamos numa paralela à Avenida da Liberdade).

Comida honesta e barata. Tão simples como isso. O Dona Ema é parecido a muitas outras tascas que existem em Lisboa e por esse Portugal fora, sítios genuínos, sem pretensões, a fazer aquilo que fazem já há muitos anos. É o meu tipo de restaurante preferido, porque é daqueles em que me sinto realmente em casa. E o Dona Ema tem ainda um lugar especial no meu coração pela quantidade de vezes que lá passámos noites muito divertidas entre amigos!

Preço Médio: 12,5€ (menu de grupo, com bebida à descrição)

Informações & Contactos:
Rua de São José, 57 | 1150 Lisboa | 21 342 2467

[codepeople-post-map]

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.