Uma boa surpresa!…
Depois de andar mais de 20 minutos às voltas com o carro para estacionar, de andar mais uns 15 a pé, nas ruas acima e abaixo da Bica, enquanto chamava nomes feios ao gps e ainda piores às ruas e ruelas, acabo finalmente por chegar à porta da Estrela da Bica. Prova superada.
Como tudo na Bica, estava à espera que fosse pequeno, confuso, barulhento e cheio de gente. Surpreendentemente, não é nada disso. E se o facto de ser um dia de semana ajuda a que não esteja apinhado e não seja barulhento, o resto de positivo tem mesmo a ver com o próprio espaço. A Estrela da Bica é um restaurante simpático e nada pretensioso. E percebes logo isso quando entras, porque a decoração não tem nenhum daqueles elementos pré-formatados das tabernas modernas: algumas peças de decoração e muitos mapas mundo, a dar a entender a abrangência da comida na ementa. Boa iluminação, boa distância entre as mesas, ambiente calmo. Nice!
Na ementa há tibornas, petiscos e alguns pratos do dia (que mudam todos os dias). Para começar, a tiborna de bacalhau, pimentos grelhados e chips de alho é muito bem conseguida, ainda que pudesse ter mais chips de alho. Depois, o “brick” de alheira e grelos, que tinha idealizado como um folhado, é mais uma espécie de crepe, tão fino que perde um bocado o sabor… E por falar em sabor, óptimo o molho de churrasco caseiro das asinhas de frango, de comer e lamber os dedos depois. Várias vezes. Para prato principal (ainda que as doses sejam grandes e por isso não seja preciso), umas almôndegas de novilho e bacon com molho de cogumelos e rosti de batata doce, muito boas as almôndegas, muito rico o molho e perfeito o rosti, um conjunto com sabores muito intensos e diferentes das almôndegas básicas que estamos habituados a comer. E uma dose que dá bem para 2 pessoas. A finalizar, o cheesecake com doce de abóbora é simpático, mas a tarte de limão é excelente.
Vinho da casa muito bom e a bom preço.
Ora, a boa comida faz só metade do restaurante. O resto é feito pelo espaço, pela simpatia, pelo pequeno oásis de calma que o restaurante é no meio da confusão que é a Bica. Recomendo, para petiscar qualquer coisa boa exactamente antes de entrar na dita confusão.
Preço Médio: 15€ pessoa (com 3 petiscos + vinho da casa)
Informações & Contactos:
Travessa do Cabral, 33 | 1200-075 Lisboa | 213473310
[codepeople-post-map]