Marisco no Alentejo… porque não?!
Sabemos que nem toda a gente é como nós, e adora descobrir novos restaurantes no Alentejo (ou noutra zona qualquer do País, já agora). A maioria das pessoas vai aos restaurantes que conhece e de que gosta, e não há nada errado nisso. Mas nós preferimos ir pesquisando e ir descobrindo, mesmo que sejam restaurantes com já muito tempo de vida e que só nós é que ainda não conhecíamos. Como aconteceu com O Arado, em Montemor-O-Novo.

O Arado fica no cimo de um monte, um pouco afastado do centro de Montemor, mas com o gps vão lá ter na boa. A localização dá ao restaurante uma vista de tirar o fôlego sobre a vastidão da planície alentejana, e as suas enormes janelas ajudam a que todos na sala tenham mais ou menos a mesma experiência.


Ao entrar no restaurante, somos imediatamente envolvidos por uma atmosfera diferente daquilo que esperávamos para um restaurante alentejano. Sala ampla, seting a apontar para o sofisticado, decoração refinada, no fundo, é muito mais formal do que esperávamos, e também mais formal do que a maioria dos restaurantes típicos da região – um toque de classe, se quiserem. Muitas mesas grandes, com aquilo que percebemos serem famílias da zona, porque os empregados falam com as pessoas como se as conhecessem há muito tempo. E isso é sempre bom sinal.

E quando olhamos para a ementa, somos novamente surpreendidos, até porque sabíamos pouco (ou nada) sobre O Arado, com uma especialidade pouco comum na região: marisco! Isso mesmo, no coração do Alentejo, encontramos pratos de marisco como especialidades. Há pratos locais e tipicamente alentejanos também, claro, mas o destaque está nos arrozes com mariscos. Ok…
Começamos então com uns Torresmos de Rissol e uns Ovos com Espargos, entradas que, embora simples, são o aperitivo perfeito para o que vem a seguir. Que é comida farta e surpreendente 😉


Os pratos principais são de facto uma viagem de sabores, tanto para o mar como para a terra. O Arroz de Tamboril e Gambas, uma das especialidades que não esperávamos, é muito bom! Cremoso, apurado, com uma quantidade generosa de marisco e peixe, cada garfada é uma explosão de sabor que nos transporta para a beira-mar, ou pelo menos para um cenário que não inclua as planícies alentejanas. E, do outro lado da mesa, as (mais tradicionais) Bochechas de Porco no Forno, essas são um prato de comida de conforto incrível! Acompanhadas de Migas e Batata Frita, cada pedaço de carne está super tenra, cheia de sabor… ou como alguém disse na mesa: “Isto é um hino ao Alentejo!”

Por fim, as sobremesas, que não podiam estar mais alinhadas com aquilo que esperamos de um restaurante alentejano. O Doce de Gila e Amêndoa é aquele doce conventual típico da zona, e depois temos ainda algo que se assemelha a um Quindim e, para a vertente mais “fit” da mesa, Ananás com um fio de Mel. Tudo bem confeccionado, tudo muito agradável, para fechar bem o nosso almoço n’O Arado.

O Arado é, sem dúvida, uma surpresa, especialmente no que respeita às especialidades de marisco. E isso faz-nos repensar o preconceito de que a cozinha alentejana se resume a carne “pesadas”. Este restaurante consegue aliar uma vertente mais clássica a alguma surpresa, e ter esta vista como cenário de fundo ajuda muito, claro. Para nós foi uma surpresa muito boa, daquelas que gostamos de ter.
Preço Médio: 28€ pessoa (com vinho)
Informações & Contactos:
Rua de Nossa Sra. da Visitação, 1 | 7050-681 Montemor-o-Novo | 266 083 671
… Lá estarei brevemente