Um dos melhores pratos de bacalhau que comemos nos últimos anos!!!
Fomos passar dois dias a Ponte de Sor. E, como acontece sempre que não conhecemos as zonas onde estamos, pedimos sugestões de restaurantes à nossa comunidade, que gentilmente nos deu algumas! Obrigado, malta! 🙂 Mas… houve apenas duas pessoas que nos deram uma sugestão diferente, um restaurante longe da estrada principal, sem redes sociais, e nem sequer nas 10 primeiras entradas no TripAdvisor. O que, de repente, se tornou muito mais interessante para nós. Foi assim que fomos parar ao Restaurante O Padeiro… e ainda bem que fomos!
Quando dizemos que O Padeiro é longe da estrada principal, estamos a falar literalmente de uma rua paralela. Mas quando há alguma oferta mais visível, a que está mais “escondida” acaba por sofrer um bocado. Ainda assim, quando entramos no restaurante, numa sexta às 21h, está praticamente cheio. O que, pelo menos para nós, é muito bom sinal!
Estamos a falar de um típico restaurante alentejano, decoração com motivos rurais nas paredes. Mesas com casais, famílias e grupos, mas tudo gente que é da terra, e percebemos isso pela forma como interagem com os empregados.
Pedimos o couvert ainda antes de sequer olharmos para a ementa completa, porque estamos com fome, mas damos uma vista de olhos rápida nas entradas e também pedimos os Cogumelos salteados… que não têm grande história para contar. E não pedimos mais entradas porque nos dizem logo que as doses são grandes. Ora, adivinhem? As doses são mesmo grandes!
E começamos com o prato mais surpreendente da noite! Quando o dono do restaurante nos recomenda o Bacalhau Gratinado com Espinafres, que é um dos pratos que mais sai na casa, pensamos que não vamos por aí. Pela descrição, parece uma espécie de bacalhau espiritual, e esse não é um dos nossos pratos preferidos. Nem sequer de bacalhau. Mas acabamos pode escolher porque vemos que é um prato que está a ser servido em praticamente todas as mesas. Como evitar isso? Ora… este Bacalhau Gratinado com Espinafres é dos melhores pratos de bacalhau que comemos nos últimos anos!!! Sim, é tipo um bacalhau espiritual por causa das gambas, mas com batata palha lá no meio, o que lhe dá um toque de bacalhau à brás. Uma mistura que parece estranha de descrever mas que resulta num prato simplesmente delicioso!!
E como se isso não bastasse, vem acompanhado de uma Salada de Agrião com Laranja que, novamente, parece muito simples, mas na realidade é fantástica! Ingredientes excelentes, muito bem temperada, fantástica!! A conjugação do prato e do acompanhamento é perfeita, há muito tempo que não nos lembramos de ter ficado imediatamente apaixonados por um prato que parece tão simples! E o que é mais curioso: só neste fim-de-semana comemos 2 dos melhores pratos do ano, e os dois de bacalhau (o outro foi o Bacalhau D’Oro, no Pateo Real).
Depois deste bacalhau, seria difícil que qualquer outro prato estivesse ao mesmo nível. Ainda assim, o Borrego na Frigideira é um bom prato, com toques alentejanos. Pedaços pequenos de borrego, fritos com muito alho e azeite, acompanhados de batata frita caseira e, claro, migas alentejanas, boas. Não está ao nível do bacalhau, mas é muito melhor do que muitos outros pratos que comemos – e pelos quais pagámos muito mais – num outro qualquer restaurante no Alentejo.
Terminamos o jantar n’O Padeiro com um Pudim de Ovos, coisa simples. A cozinha alentejana – e portuguesa em geral – é feita disso mesmo: simplicidade. E não há nada de errado nisso, antes pelo contrário. O Pudim de Ovos do Padeiro é tudo aquilo que um pudim de ovos deve ser, em sabor e textura. E, já agora, numa fatia muito bem servida.
Com o café, pedimos ainda um digestivo “caseiro”, e o que nos calha é aguardente de medronho. Ainda bem, porque é uma das nossas coisas preferidas! Mas era um bocado indiferente, porque já tínhamos definido a nossa opinião sobre O Padeiro. Um restaurante que surpreende pela simplicidade e, claro, pelo maravilhoso Bacalhau e a sua acompanhante Salada!
E antes de sairmos do restaurante, falamos ainda um pouco com o dono. Dizemos que adorámos, e ele pede-nos gentilmente para escrever uma opinião no TripAdvisor, porque são um restaurante afastado da estrada e toda a divulgação é bem-vinda. Sorrimos 🙂 Porque sim, fazemos a review no TripAdvisor, mas também a fazemos aqui, no nosso pequeno mundinho. E já o recomendámos a todos os nossos amigos foodies, ou a malta que gosta de restaurantes e não se importa de se meter no carro e ir à aventura. E assim acreditamos que estamos a ajudar muito mais O Padeiro!
Preço Médio: 13€ pessoa (com vinho da casa)
Informações & Contactos:
Rua Soeiro Pereira Gomes, 28 | 7400-279 Ponte de Sor | 963 973 996
O Padeiro é conhecido por ser um restaurante barato, cujo dono a malta conhece do supermercado por comprar matéria prima em fim de validade que sai mais barato. O bacalhau é feito à 2ª feira e dá para a semana toda. Há dias que não se consegue comer. O Vitor é um gajo porreiro mas é daqueles tipos que vende pota por polvo, bife da rabadilha por bife da vazia, enfim…. muito mal vai este blog se considera este restaurante como um exemplo de boa comida. São opiniões que se respeitam mas…