POTZALIA

O México num centro comercial? Sim, claro!

Ainda há umas semanas estávamos no Las Dos Manos a conversar com o Chef Kiko Martins sobre a quase impossibilidade de encontrar comida genuína de um qualquer país fora desse mesmo país. Por mais que os cozinheiros sejam dos próprios países, que respeitem receitas originais, que procurem importar os ingredientes mais genuínos… há sempre factores de adaptação que fazem com que os pratos sejam ligeiramente diferentes. Alguns muito aproximados, é verdade, mas sempre diferentes. E, no caso dos restaurantes mexicanos, sentimos isso ainda mais depois da nossa viagem ao México no início do ano, na qual conseguimos perceber que há por lá muito mais coisas do que o tex-mex generalizado que encontramos um pouco por todo o mundo.

potzalia

Ora… isto não parece fazer sentido se agora começarmos a escrever que fomos almoçar a um centro comercial, pois não? Mas foi isso mesmo que aconteceu! Aliás, já devia ter acontecido há mais tempo, mas ficámos sempre com essa mesma dúvida… Então mas vamos a um centro comercial em Entrecampos para experimentar um restaurante mexicano?! Isto poderia correr muito mal… Mas não só não correu mal, como saímos do Potzalia já a pensar na próxima vez que vamos ajustar as nossas agendas ao almoço para ir até lá novamente!

menu restaurante mexicano

Porque já nos tinham dado a dica que o Potzalia era das experiências mais aproximadas à verdadeira comida mexicana que existiam em Lisboa. E se é verdade que duvidamos sempre um bocado desta genuinidade, também gostamos de dar uma oportunidade. E aqui a lista até nos chamava a atenção por ter coisas como o pozole, as gorditas ou os pambazos, que realmente não se encontram nos restaurantes mexicanos normais! Por isso, lá fomos nós almoçar ao Multicentro, em Entrecampos, para provar a comida mexicana genuína.

potzalia margaritas

Estamos num registo de foodcourt, por isso somos uns sortudos por conseguir ainda arranjar lugar numa das 6 mesas que o restaurante tem (e são todas no centro, porque o interior do espaço é balcão e cozinha). Ainda na aproximação percebemos que estão ali todos os clichés visuais: as cores, as caveiras, os floreados… faltavam só ali uns sombreros, que provavelmente foram trocados pelas pequenas sombrinhas que decoram as margaritas. Passando por cima disso, são boas as margaritas, ainda que sejam servidas na versão granizada, que não é a nossa preferida. Mas a nível de sabor e grau alcoólico, estão muito bem.

potzalia entradas

O que nos deixa mesmo a salivar é a carta, que não inventa muito. Temos as entrada tradicionais mexicanas e depois algumas coisas diferentes, seguidas de tacos. Sim, só isso. Aqui comem-se tacos, desde os mais clássicos até outros que provámos no México e raramente encontramos por cá, como os de língua de vaca. E se uma coisa já tínhamos logo à partida – o Pozole, mas já lá vamos – quisemos ainda experimentar o clássico Guacamole con Totopos (que cumpre, sem ser surpreendente) e os Jalapeños Rellenos (pimentos padrón recheados com queijo e depois panados… uma delícia, completamente viciantes!).

Mas vamos então ao Pozole. O pozole é uma sopa típica mexicana, feita com uma base de milho branco nixtamalizado e carne, onde depois se acrescentam pimentos, coentros, abacate e mais uma carrada de outras coisas. No México comemos alguns maravilhosos, e o Pozole do Potzalia é o melhor que comemos fora de lá. Mas sem sombra de dúvidas! É um caldo rico, aromático, intenso mas ao mesmo tempo muito fresco (por causa dos coentros e da lima), mais um daqueles exemplos que a comida mexicana, mais do que street food, parte de uma base de comida de conforto.

potzalia pozole

Depois disto, só tacos. Porque na realidade não é preciso muito mais! E aqui no Potzalia temos muita variedade e, surpreendentemente, a preços baixos! Um das coisas que mais nos deixou de queixo caído no México foi o preço dos tacos, porque é realmente comida de rua. Por lá os tacos custam o equivalente a 50 cêntimos, e isso faz com que as pessoas peçam logo uns quantos. As tortilhas são pequenas e o recheio é simples, só mesmo a carne (ou outra proteína) e depois um pouco de cebola e coentros. Ora… pela foto em baixo podem perceber outra das razões pelas quais adorámos o Potzalia: os tacos são do mais próximo que comemos no México!

potzalia tacos

Tortilhas pequenas, porque a ideia das tortilhas grandes é uma coisa que foi inventada fora do México. E depois, o recheio… e aqui pedimos vários diferentes, porque queríamos perceber se a mão por detrás das confecções de cada taco tinha mesmo jeito para isto. Resultado? Pois que tem! Os tacos do Potzalia são excelentes, tanto no recheio como na proporção e na qualidade dos ingredientes! Provamos os tacos de: Carnitas, Al Pastor (muito diferente do que provámos no Las Dos Manos, mas mais próximo daqueles que comemos no México), Papas con Chorizo, Pollo en Salsa Verde e, finalmente, Lengua de Vaca en Salsa Negra (que prometia ser o mais picante de todos… mas ainda precisou de um pouco mais de molho picante). No geral, tacos do caraças!!! 🙂 A proporção está certa, os recheios também são muito bons… ou seja, não podemos fugir a isto: o Potzalia pode ficar num dentro comercial, mas é o mais aproximado ao México verdadeiro que encontrámos em Lisboa.

potzalia sobremesas

Finalizámos com duas sobremesas, as únicas da carta. Por um lado, o clássico e inevitável Pastel Tres Leches, aqui servido com demasiadas natas no topo, quase ao ponto de passar por cima de tudo o resto… tem a ver com a apresentação e com as proporções, porque parte do sabor está lá. Ao lado, o Flan de Guayaba con Queso y Picante, cuja descrição nos desperta mesmo a atenção… mas que depois acaba por ser um flan normal. É um final um pouco decepcionante, especialmente depois de tudo o resto, que foi surpreendentemente aproximado do México verdadeiro. Mas pronto, sabemos que não se pode ter tudo…

É difícil classificar qualquer restaurante como o “melhor” disto ou daquilo… mas a verdade é que saímos do Potzalia a sentir que isto foi o mais próximo que estivemos do México mais genuíno em Lisboa. É certo que estamos num centro comercial e isso acaba por influenciar a experiência. E também é verdade que principalmente as sobremesas são um bocado decepcionantes depois de tudo o resto. Mas ainda assim, o Potzalia é uma surpresa brutal!!! Pelo Pozole, pelos Tacos, por tudo! E isto vai fazer com que tenhamos de ir mais vezes almoçar a um centro comercial… e que Entrecampos se transforma numa pequena Cidade do México para nós! 🙂

Preço Médio: 15€ pessoa (com margarita)
Informações & Contactos:

Av. Álvaro Pais, 13 | Edifício Multicentro, Loja 22 | 1600-131 Lisboa | 916 962 509

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.