RESTAURANTE O OCEANÁRIO (Peniche)

Bom peixe, com boa vista.

Basta passear um bocado a pé ali na zona central de Peniche para perceber que não há falta de oferta a nível de restaurantes. Aliás, até é exactamente o contrário, a oferta é tanta que é complicado escolher. É por isso que, muitas das vezes, para não decidirmos aleatoriamente, recorremos aos nossos seguidores para nos darem dicas preciosas 😉 Depois, é tentar encontrar restaurantes que sejam referenciados por muita gente e perceber se é o que pretendemos naquele dia… e tentar a nossa sorte!

O Restaurante O Oceanário chamou-nos a atenção porque a sala está ao nível de um 1º andar, e por isso tem não só maior destaque, como assegura uma vista melhor para a marina e o pontão. Estamos a falar de uma espécie de esplanada fechada com vidros, que permite uma vista boa de qualquer uma das mesas, mesmo que não encostadas às janelas. E isso é sempre simpático.

Simpático é também o serviço, mesmo com o restaurante cheio. O staff oscila entre aquele tipo de empregados mais velhos, que já lá devem estar há imensos anos e que já tratam alguns clientes (habituais) pelo nome próprio, e malta mais jovem mas que mostra ter o mesmo jogo de cintura e à-vontade. E isto cria sempre uma boa sensação no restaurante.

restaurante oceanário salada polvo

Estamos a falar de um restaurante tradicional e, como seria de esperar num restaurante da zona, com ênfase nos pratos de peixe. Por isso podemos começar a petiscar qualquer coisa com uma Salada de Polvo, aqui avinagrada, o que é sempre bom, com o polvo bem cozinhado; ou então a Sopa de Peixe, bem apurada, com alguma textura, não muito rica em pedaços de peixe mas ainda assim rica em sabor. Não há aqui caldos Knorr 😉

restaurante oceanário sopa de peixe

Depois, há peixe grelhado, a escolher na montra, e depois algumas especialidades de tacho (principalmente para 2 pessoas). Uma dessa é a Caldeirada, bastante boa e bem servida, por sinal. Caldeirada é daqueles pratos que aprendi a gostar com o passar dos anos, porque fazia sempre cara feia quando era miúdo e os meus pais faziam, mas depois cresci, aprendi a comer, e agora suscita-me sempre o interesse quando vejo na ementa de um restaurante. A Caldeirada d’O Oceanário tem bastante peixe, muita cebola e pimento como se quer, tudo cozinhado nos tempos certos. Podia ser um bocadinho mais puxada, mas nada que o piri-piri da casa não resolva, no prato.

A grelha é bem trabalhada, por isso o peixe grelhado é sempre uma boa opção, e podemos escolhê-lo na montra como manda a regra. O Polvo à Lagareiro é bem regado e o bicho é tenro, ao contrário do que continua a acontecer em muitos restaurantes. No fundo, é tudo comida tradicional, mas sempre que seja bem confeccionada, deixa-nos contentes.

restaurante oceanário peixe grelhado
restaurante oceanário polvo

Ainda há alguns pratos de carne, como esta Carne de Porco à Portuguesa, mas não são o melhor do restaurante. Porque nem têm de ser, não é? Em Peniche, em frente ao mar… se calhar ficamos pelo peixe. Mas pronto, no Oceanário restaurante há opções para quem queira variar.

restaurante oceanário carne de alentejano

Nas sobremesas, muitas opções, expostas naquelas arcas verticais que vemos em tantos restaurantes destes, e que levam à “peregrinação” pós-refeição: “vou só ali ver o aspecto”, é um clássico em almoços/jantares de família. O Pudim Abade de Priscos recomenda-se, é gordo e intenso como deve ser, e recomenda-se também muito o Quindim, com óptima textura e sabor acentuado a coco, mas sem ser muito doce. O Bolo de Bolacha – clássico dos clássicos – é um pouco mais industrial do que esperávamos… mas pronto, não se pode ter tudo.

restaurante oceanário sobremesa
restaurante oceanário sobremesa

No fundo, O Oceanário é um restaurante que cumpre a sua promessa de bom peixe, à beira do mar. E, como todos os outros restaurantes naquela zona de Peniche, vive de clientes fixos, que o preferem a outro qualquer, e de clientes ocasionais, que se calhar passaram por outros mais cheios e acabaram aqui (ou simplesmente perceberam que a vista pode ser melhor). Para nós, como correu sempre bem, acabou por se tornar uma escolha segura. E não há nada de errado nisso.

Preço Médio: 20€ pessoa (com vinho da casa)
Informações & Contactos:

Rua José Estevão, 124 | 2520-492 Peniche | 262 785 697

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.