TUA MADRE (Évora)

Itália e o Alentejo, já ali no fim da rua.

Somos fervorosos adeptos da descentralização no que respeita à oferta de restauração diferenciadora, e ficamos sempre felizes quando sabemos da existência de restaurantes com conceitos inovadores e propostas únicas espalhados um pouco por todo o País. Mas… depois acabamos por ficar frustrados porque não conseguimos ir lá conhecê-los tão cedo como queríamos.

O Tua Madre chamou-nos a atenção através do Instagram, ou antes, através das fotos que iam publicando. Tínhamos estado com o Chef Francesco Ogliari num jantar da Supper Stars e já tínhamos gostado da forma como trabalhava os ingredientes. Depois soubemos que tinha ido para Évora abrir um projeto novo, um pequeno restaurante italiano, que rapidamente começou a aparecer no nosso feed com publicações diversas. O que tinham todas em comum? O facto das fotos serem fantásticas… e a descrição dos pratos nos deixar de água na boca. Por isso – e mesmo que a pandemia pelo meio nos tenha feito cancelar planos 2 vezes – lá tivemos de ir ao Tua Madre num fim-de-semana na zona.

restaurante évora

O conceito é-nos explicado de forma muito clara e simpática, na mesa da esplanada (extensão da pequena sala), com um quadro com a ementa: estamos num registo de comida italiana, pelo menos a nível das técnicas usadas, mas os ingredientes são o mais portugueses possível. Aliás, são provenientes, na sua grande maioria, de produtores locais. Isto resulta numa fusão muito interessante e espantosamente bem conseguida, porque a cada garfada sentimos o Alentejo, sentimos sabores que identificamos daquela zona, mas envoltos em roupagens que associamos à cozinha italiana. E isto é inovador… e simplesmente fantástico.

tua madre ravioli de borrego

Por exemplo, andávamos a “namorar” há semanas o Ravioli de Borrego com Manteiga Noisette, um prato com uma apresentação irrepreensível e um sabor do outro mundo! Sim, é um ravioli, mas quando começamos a comer somos transportados para a comida tradicional alentejana. O sabor rico do borrego, cortado com a frescura da hortelã, tudo ligado pela manteiga, um prato reconfortante, que nos aquece o coração. Se fecharmos os olhos, conseguimos mesmo imaginar-nos num monte alentejano. Fantástico!

tua madre ravioli de borrego

Outro exemplo de como os sabores tradicionais do Alentejo são trabalhados no Tua Madre é o Brioche de Leitão de Porco Alentejano, esta coisinha boa que está na foto em baixo. O brioche em si é muito bom, mas o recheio… bem, o recheio é guloso, intenso mas ao mesmo tempo equilibrado. É uma espécie de um slider, para comer com as mãos, para molhar os restos do pão no molho, para nos lambuzarmos. Ou seja, para sermos felizes!

tua madre brioche de leitão de porco alentejano

E se é verdade que a lista é variada e vai mudando regularmente, consoante a matéria-prima que vem dos produtores locais, também é verdade que há pratos no Tua Madre que já nos deixam a “salivar” há muito tempo, por causa do Instagram. É o caso da Carbonara de Espargos com Papada de Porco, e que é um prato fantástico! Uma carbonara feita como deve ser, com a massa no ponto, os espargos a garantirem alguma crocância e a papada (que vem do Feito no Zambujal) a dar-lhe aquele sabor extra e delicioso. Já tínhamos visto fotos, provámos… e ficámos fãs!

tua madre carbonara

Há mais, há muito mais, e todas aquelas palavras escritas no quadro de ardósia deixam-nos água na boca. As descrições até podem parecer complexas, mas há depois uma simplicidade de sabores presente em cada prato que nos mostra que estamos mesmo no registo de comida de conforto. Mesmo o simples couvert, com A MELHOR FOCACCIA que já comemos, acompanhada com um azeite de produção local e duas manteigas caseiras (uma de alho e outra de porco preto, as duas super viciantes). Simples, delicioso, perfeito. Como tudo o que provámos no Tua Madre.

tua madre focaccia

Ainda no registo da simplicidade, e porque qualquer refeição deve terminar com algo doce, as sobremesas do Tua Madre cumprem na perfeição. No nosso caso não podíamos deixar de provar a Rabanada de Padinha com Gelado (neste caso, de caramelo salgado). Estamos numa fase em que as rabanadas estão “na moda”, é verdade, mas não sei bem porquê… no final desta refeição faz todo o sentido. Novamente, sabor fantástico e apresentação digna de uma sessão de photoshooting.

tua madre sobremesa rabanada de padinha

Ou seja, o Tua Madre é um dos restaurantes italianos mais interessantes de todo o País. E dizemos “italiano” mas isso é ser demasiado redutor. Aquilo que aqui se faz com o produto local, a forma como ele é glorificado em cada prato, a paixão com que cada ingrediente é trabalhado transparece em todos os pratos. E se o serviço já nos envolve desde o primeiro momento, a comida depois faz efetivamente o resto. Sim, é isto que é a comida de conforto, e sim, é isto que é um atendimento de eleição.

É impossível ir ao Tua Madre uma só vez, mesmo quem vá de mais longe. Porque queremos provar tudo da carta e especialmente porque queremos voltar a sentir os mesmos sabores, as mesmas emoções. E quando isso é o que nos espera, qualquer distância fica mais curta.

Preço Médio: 26€ pessoa (com vinho)
Informações & Contactos:

Alcarcova de Baixo, 48 | 7000-841 Évora | 266 094 865

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.