Marisqueira Ribamariscos (Pesadelo na Cozinha)

Marisqueira Ribamariscos (Pesadelo na Cozinha)

Está longe de ser um “Pesadelo”…

Pois que está de volta o Pesadelo na Cozinha. Depois de uma primeira temporada de enorme sucesso, e de algum tempo de suposta indecisão, o Chef Ljubomir Stanisic voltou ao programa e aos restaurantes, para fazer aquilo que adoramos vê-lo fazer: dizer asneiras e gritar com toda a gente! 😛

E o restaurante escolhido para abrir a segunda temporada do programa foi a Marisqueira Ribamariscos, em Ribamar. Terra de marisqueiras, onde cada um tem a sua preferida e acha que as outras são uma “banhada” para enganar quem não sabe. Há marisqueiras para todos os gostos, desde as mais “sofisticadas” às mais tradicionais, maiores e mais pequenas, umas mais caras que as outras.

Marisqueira Ribamariscos Pesadelo na Cozinha

Ora, voltando ao que interessa. Nos teasers que saíram do episódio vemos gritos e choradeiras (nada de novo até aqui), assim como o chef Ljudomir e o staff do restaurante quase a ir ao desespero. Bom, podemos dizer-vos que isso tudo não podia estar mais distante do que vimos assim que entrámos no Ribamariscos. Sábado à hora de almoço, restaurante cheio, maioritariamente por famílias. Em praticamente todas as mesas alguém trata os empregados ou o dono pelo primeiro nome e vice-versa, o que nos faz perceber que é tudo clientela habitual e não apenas curiosos… como nós. O programa é tema de muitas conversas com o staff, mas sempre numa óptica do “vamos ver-vos na televisão!” (e nunca num registo preocupado). Algo me diz que até podiam aparecer as maiores barbaridades no episódio, que estes clientes habituais (TODOS os clientes habituais) continuavam a ir a Ribamariscos. E isso significa muito! 🙂

Sábado à hora de almoço, restaurante cheio… e tudo clientes habituais.

Marisqueira Ribamariscos Pesadelo na Cozinha

O Ribamariscos é uma marisqueira com um look mais tradicional do que muitas outras marisqueiras ali à volta. O espaço não é tão moderno, é mais tradicional. Em conversa, dizem-nos que essa foi uma das mudanças feitas pelo Chef Ljubomir, pinturas, algum mobiliário, um visual mais contemporâneo mas sem exagerar muito. Até porque nem fazia muito sentido ir mais longe, porque isso não teria nada a ver com o ADN do restaurante: um projecto familiar, com a mãe na cozinha, o pai na sala e a filha a ajudar (entre outras pessoas).
Sentimos uma simpatia genuína da parte de quem nos serviu, ainda que também se perceba alguma desorganização: vêm vários empregados diferentes perguntar-nos as mesmas coisas à mesa, cada um desempenha uma função diferente, por isso não não podemos pedir os pratos a um e só a outro… enfim, não é um pesadelo, é só chato.

No serviço, muita simpatia mas alguma desorganização…

Mas vamos então falar da comida, que é o mais importante. Mais uma vez, não sabemos como era o Ribamariscos antes do Pesadelo na Cozinha, mas o nosso almoço deste Sábado foi bastante bom. Estamos numa marisqueira, por isso temos marisco e peixe fresco, tudo à nossa vista logo quando entramos, para facilitar a escolha. Há pratos de carne também, curiosamente em muitas mesas, mas nós ficamos pelo marisco… mais ou menos. Na carta há 3 opções de “mariscadas”, que são mistas de marisco para várias pessoas, mas queremos provar outras coisas.

Marisqueira Ribamariscos Pesadelo na Cozinha

Para começar, pão torrado (algumas fatias sim, outras não…), para acompanhar um belo Casco de Sapateira. O recheio muito bom, com bastante sabor, sem grandes misturas de maioneses ou cenas assim como apanhamos em muitas marisqueiras. A Salada de Polvo, embora feita assim de forma um pouco grosseira (especialmente o corte da cebola), também cumpre muito bem o seu objectivo, que é entreter enquanto não chegam os pratos principais.

Marisqueira Ribamariscos Pesadelo na Cozinha

Há um compasso de espera maior do que esperávamos até chegar o primeiro prato, mas nada ao ponto de entrar em desespero. Até porque quando chega à mesa a meia dose da Sopa Rica do Mar, percebemos que vale a pena a espera! Não só a meia dose é enorme e dava perfeitamente como prato principal, como o caldo é delicioso e muito bem apurado! Lá dentro, muito recheio, muito mesmo. Pessoalmente só acrescentava ainda mais coentros, mas é um pormenor que não faz desta sopa menos deliciosa.

A Sopa Rica do Mar do Ribamariscos é excelente e muito bem servida!

Marisqueira Ribamariscos Pesadelo na Cozinha

Surpreendidos com o tamanho da meia dose da sopa, estávamos já à espera do que nos ia aparecer de seguida na mesa. O Arroz de Marisco é também uma dose substancial, que nos vai servir de almoço nos próximos dias 😉

Marisqueira Ribamariscos Pesadelo na Cozinha

E não é só a quantidade mas sim também a variedade de marisco que este arroz traz. Na proporção entre arroz e marisco, o marisco quase que fica a ganhar, o que é excelente. O arroz está no ponto, o sabor é muito bom, ainda que goste dele mais picante. Aliás, foi só mesmo isso que falhou, não terem trazido um pouco de picante para a mesa. De resto, excelente!

As sobremesas são o elo mais fraco…

Depois de pedirmos para nos embalarem dois terços do arroz, vamos então às sobremesas. Estão na montra, mas pedimos sugestões. Nada é surpreendente nem tem de ser, porque estamos num restaurante tradicional. A primeira sugestão é para mim, com uma piscadela de olho: “Para si trago-lhe uma Mousse de Chocolate com cheirinho!”. Como é que se consegue resistir a isto?! 🙂 É um regresso aos tempos de infância, onde era a sobremesa que o meu pai pedia, por isso alinhei e pedi a tal mouse. Fraquinha, por sinal, parece instantânea… e o cheirinho muito pouco, tão pouco que quando se mistura com o chocolate, desaparece todo.
Melhor o Bolo de Bolacha, mas também nada de especial. Parece também não ser caseiro, ainda que nos digam que é. Pode até ter sido das nossas escolhas, mas as sobremesas foram claramente o elo mais fraco do almoço.

Marisqueira Ribamariscos Pesadelo na Cozinha

No final, trazem-nos um papel com o total da conta escrito à mão, sem discriminar. Problemas informáticos e tal… Estamos num restaurante tradicional, é verdade, mas não precisamos de ir tão longe. Enfim…

Não sabemos se antes da semana passada com o Chef Ljubomir o Ribamariscos era um pesadelo, e agora não temos mesmo maneira de o saber. Mas sabemos duas coisas: em primeiro lugar, o “Pesadelo na Cozinha” é um reality show, realizado de forma a prender-nos ao ecrã com drama (mesmo que a realidade não seja exactamente a que mostram as câmeras); e, por outro lado, se exceptuarmos as sobremesas e alguma desorganização no serviço, o almoço que tivemos no restaurante foi bastante bom. Pela simpatia e principalmente pela comida.
Porque este tipo de restaurantes são aquilo que são: restaurantes familiares. Marisqueira ou não, aqui não é preciso técnicas modernas na cozinha, empratamentos ou pratos especiais. Isso fica para outras marisqueiras ou restaurantes com esse posicionamento mais sofisticado. A Marisqueira Ribamariscos é um restaurante de família, tanto dentro do balcão como fora. E para os seus clientes, isso é um sonho, nunca um pesadelo.

Preço Médio: 30€ pessoa (com vinho)
Informações & Contactos:
Estrada Nacional 247, 11 | 2640-022 Ribamar | 261 861 391
[codepeople-post-map]


1 comentário em “Marisqueira Ribamariscos (Pesadelo na Cozinha)”

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.