Caldeirada excelente… e uma Raia Frita do outro Mundo!
Bom, este post já vem com algum atraso. E o vir com atraso quer dizer que, quem tentar ir a partir de hoje até ao início de Maio de 2023 à Tasca da Ti Augusta vai bater com o nariz na porta. Porque este pequeno (e maravilhoso!) espaço está fechado durante todo o Inverno. E como nós fomos lá mesmo nos últimos dias antes de encerrar para “hibernar”, agora damos a dica para quem quiser ir… para o ano que vem!
E acho que a foto em cima ajuda a perceber porque é que a Tasca da Ti Augusta fecha nos meses de Inverno. Ora, o restaurante é literalmente em cima da praia, e o mar por aqui é revolto. Por isso, evitam-se problemas com o Inverno e também algum desconforto para os clientes, porque o espaço “interior” do restaurante é a esplanada fechada, que tendo a ficar desagradável nos meses mais frios.
Mas o que é afinal a Tasca da Ti Augusta, em Ribamar? É um daqueles spots mais ou menos secretos, mas que muita gente conhece. E é um restaurante fantástico!! Porque a comida é do outro mundo, porque o serviço é no mínimo castiço, e porque os preços são uma maravilhosa surpresa no final. E ainda podemos almoçar a ver o mar, que é sempre brutal!
A grande especialidade da casa é a Caldeirada, que só é servida de encomenda. E como é que sabemos isso? Porque fomos até lá, conseguimos arranjar mesa e, quando pedimos a caldeirada… dizem-nos isso mesmo. Aliás, na reserva perguntaram-nos se era para reservar caldeirada também, mas dissemos que não, mesmo sem fazer essa ligação. Parvos… Felizmente, estamos num daqueles sítios onde há sempre uma solução para tudo! E a equipa foi tão simpática para nós que conseguiu arranjar-nos duas mini doses, ou seja, 2 pratos de caldeirada para provarmos.
E aqui uma palavra para o serviço, já voltamos à caldeirada. Estamos numa casa de família, e aqui reina o matriarcado! Se é verdade que a Ti Augusta está na cozinha de volta das panelas, na sala estão as filhas, netas, enteadas, eu sei lá. É tudo família, e todas têm aquela genica de anos a servir numa sala, mesmo que isso não seja verdade. Há um sorriso mas sem grandes confianças, há explicações sucintas, há um serviço rápido e eficaz. Há simpatia sem ser demais, mas a suficiente para, no final do almoço, querermos regressar em breve. Percebem?
Então voltando à Caldeirada da Tasca da Ti Augusta, que é das melhores que já comemos! Mesmo com a pequena amostra que tivemos conseguimos perceber que o peixe estava no ponto, mas especialmente que o molho é simplesmente divinal. A caldeirada até foi um prato que caiu um bocado no esquecimento para as gerações mais novas, mas quando bem feita, é uma maravilha. E aqui vale a pena a viagem até Ribamar!
Mas há mais o que comer na Tasca da Ti Augusta, sendo que até podemos ficar só pelos petiscos. Por exemplo, a Salada de Polvo, que não tem mariquices: polvo e cebola cortados de forma grosseira, muito azeite, vinagre e pimenta para cima. Quando o bicho é bom, é deixá-lo brilhar! Mas também o Choco Frito, cortado em pedaços demasiado regulares para o nosso gosto, mas ainda assim bem frito e acompanhado de boa maionese.
Depois, Camarão Frito. Yap, só isso! Novamente, quando o produto é bom, não precisa de grandes artifícios, e aqui temos “apenas” bom camarão, bem salteado com algum alho, para espremer o limão em cima e arranjar com os dedos. Estamos num registo de petiscos, por isso é para usar as mãos e lamber os dedos no fim!
A verdade é que já estávamos rendidos, tanto aos petiscos como à caldeirada… mas falaram-nos várias vezes do peixe frito. E a curiosidade foi maior, por isso resolvemos terminar o almoço dessa forma. Ora, eis que chegam à nossa mesa duas postas de Raia Frita simplesmente deliciosas!!! Começam a não haver adjetivos para descrever estes pratos, mas esta raia frita foi a melhor que já comemos. A pele bem crocante e sem estar oleosa esconde um interior suculento, carnudo, muito saboroso. É uma espécie de fish and chips à portuguesa, se quiserem, e é outro prato obrigatório na Tasca da Ti Augusta. Aliás, para nós foi um dos melhores pratos do ano!
Depois de tudo isto, só faltava as sobremesas serem boas, não era? Pronto, lá teria de ser! Não havia muita coisa, mas aconselharam-nos a Baba de Camelo, por ser das que sai mais. E é das melhores babas de camelo que já comemos também! O sabor, a textura, tudo perfeito! Não há como fugir a isto, tudo o que nos passou pela mesa na Tasca da Ti Augusta foi excelente!
Por isso, a única forma de terminar este texto é: marquem nas vossas agendas já para Maio de 2023! Mas reservem com antecedência, porque o espaço é pequeno e está sempre cheio, principalmente com locais mas também com muitos curiosos que vão de longe. E esta fama é completamente justificada, porque pelo menos para nós foi das melhores descobertas do ano! Porque há poucos sítios de onde tenhamos saído completamente rendidos – e até pelo preço, que é muito barato para a qualidade e quantidade de tudo o que comemos e bebemos. Ou seja, a Tasca da Ti Augusta vai tornar-se em um dos nossos habituais nos próximos verões!
Preço Médio: 30€ pessoa (com 2 jarros de vinho)
Informações & Contactos:
Rampa dos Pescadores | 2530-626 Ribamar | 919 200 397
NÃO TEM Multibanco.