TASQUINHA DOS GRELHADOS

TASQUINHA DOS GRELHADOS

Carnes grelhadas e vinho da casa. Tão simples como isso!

Há tascas sobre as quais não há muito a escrever, porque não têm aquele factor diferenciador que as distingue de todas as outras. Muitas vezes a escolha de uma tasca tem a ver ou com a nossa história com ela (derivada da quantidade de vezes que por lá passámos) ou apenas com a proximidade. Se gostamos, geralmente voltamos. Como em tudo na vida, portanto.

A Tasquinha dos Grelhados era-me desconhecida até um jantar de amigos… que também gostam de tascas. Adoram, por sinal. E por isso, porque um deles conhecia o sítio, fomos até à Tasquinha dos Grelhados comer… adivinhem? Grelhados! Pois é! 🙂

O espaço é pequeno, ainda que tenha duas salas, mas ficamos na primeira, dominada pelo balcão e pela zona da grelha. Podemos ver o que há para grelhar na pequena montra à entrada, mas nem sequer ligamos muito a isso, porque a conversa está boa. A conversa e o vinho tinto da casa, por sinal. Acompanhado por pão, azeitonas, manteiga e ainda um chouriço assado. Coisas simples.

Depois, os grelhados, onde também não se inventa muito, porque estamos numa casa de gente simples. Ela há plumas de porco, servidas com batata frita e arroz branco, ou uma espetada mista, servida com batata frita e arroz branco, ou ainda o entrecosto, servido com… vocês adivinham… 😉

Podem ser coisas simples, mas a verdade é que tudo nos chega à mesa no ponto certo e temperado na perfeição. Estamos numa tasca, não há aqui preocupações com excessos de sal nem nada desse género. E ainda bem! Assim como as carnes, também o único prato de peixe que pedimos chega à mesa sem se lhe poder apontara nada, neste caso, os chocos. Porque quem opera a grelha sabe o que faz.

Para sobremesa, e porque não tem nada a ver com a grelha, já devíamos estar preparados para a desilusão: tanto a mousse de chocolate como o leite creme (mal queimado) e ainda o doce da casa são só sofríveis e pouco caseiros. Para um registo de tasca estávamos à espera de mais, mas numa casa de grelhados compreendemos a falta de investimento nesta parte final da refeição.

Voltando ao início, há muitas tascas como esta Tasquinha dos Grelhados espalhadas Lisboa. E todas cumprem um mesmo objectivo: servir comida simples, bem confeccionada, a preços justos. E é o contexto que dita a nossa escolha e aquelas com as quais temos maior afinidade. Mas numa fase da restauração lisboeta em que cada vez mais se procuram sítios “da moda” e comidas internacionais só porque sim, se calhar estava na altura de darmos mais valor a este tipo de sítios. Porque, passando as modas, são restaurantes como esta Tasquinha dos grelhados que vão continuar a estar lá para nós, quando quisermos ir almoçar/jantar fora.

Preço Médio: 15€ pessoa (com vinho da casa)
Informações & Contactos:

Rua de Ponta Delgada, 32 | 1000-242 Lisboa | 21 354 23 28

Nota: não há multibanco.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.