TOSCANA – CASA DE PASTO

TOSCANA – CASA DE PASTO

O “Bigodes” é um Clássico com C grande!

Sei que sou repetitivo, mas adoro tascas! É porreiro ir a restaurantes de Chef e tal, mas nas tascas é que me sinto em casa! Onde posso ir vestido como quiser, posso falar alto, rir com a malta enquanto mandamos vir mais jarros de vinho, onde não preciso de estar preocupado com nenhuma espécie de etiqueta. Procurem no Instagram o #adorotascas e vão acompanhando os sítios por onde vamos andando 😉

E se há cada vez mais tascas modernas ou tascas a fechar por causa da crise, também é verdade que há tascas que ainda continuam a ser o que sempre foram. Porque servem bem, porque o atendimento é 5 estrelas, porque a comida é fantástica! Porque são tudo aquilo que as tascas (e, já agora, todos os restaurantes) deviam ser. E ainda bem!

No que diz respeito a tascas, a Toscana –  Casa de Pasto é do melhor que há. Ali perto de Alcântara, onde quase tudo é típico e bairrista, também conhecida pelo “Bigodes” por causa do serviço emblemático do Sr. Emídio. Só por isso, já vale muito a visita! Atendimento 5 estrelas, com simpatia e boa disposição, sempre uma piada ou uma “boca” para nos divertir. Ele domina a sala e vai gritando os pedidos em múltiplos de 10 para trás do balcão, numa dinâmica que diverte toda a gente, portugueses ou estrangeiros.

O espaço é pequeno mas está cheio de mesas, e se é para partilhar, partilha-se! Uma ardósia na parede de fundo mostra-nos o que há para comer, tudo sempre grelhado, porque é apanágio da casa. No caso dos peixes, em vez de olhar para cima para a ardósia, basta olhar para baixo, onde montra nos mostra o que há para esse dia. A variedade é sempre muita… e depois o trabalho da grelha faz o resto.

E a comida, essa é fantástica! Estamos no registo dos grelhados, ou peixe ou carne, mas tudo trabalhado na grelha e acompanhado de forma simples (batatas ou legumes nos peixes, batata frita caseira e arroz nas carnes). Nas carnes, que são sempre óptimas, peçam as “raquetes” e não se vão arrepender! A quantidade de carne e a sua qualidade é fenomenal! Mas também podem ir para a picanha ou para os cordões que ficam muito bem servidos!

E em relação ao peixe basta escolher na montra aquilo que queremos. Tudo fresco e tudo grelhado por mãos de artesãos! Na Toscana come-se do melhor peixe grelhado que se pode encontrar em Lisboa, e sem espinhas!

E, para terminar a refeição, sobremesas caseiras também deliciosas! Sempre apresentadas de forma maravilhosa pelo Sr. Emídio, há mousse, pudim ou as belas farófias. Vinho da casa, que vem para a mesa quase sem pedir, barato e bastante bom.

Há poucas tascas como estas em Lisboa, mas ainda bem que a Toscana se foi mantendo fiel àquilo que a tornou num “santuário” para quem gosta de tascas. Porque, no final da refeição, saímos com um sorriso na boca, sinal de que nos divertimos, comemos bem e ainda pagámos pouco! E isso é um excelente sinal!

Preço Médio: 14€ pessoa (com vinho da casa)
Informações & Contactos:
Não tem Multibanco!
Rua do Sacramento a Alcântara, 72-76 | 1350-280, Lisboa | 213968633

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.