Um clássico, para toda a gente.
Há ali uma zona em Carnide com uma concentração maior de restaurantes por m2 do que no Bairro Alto ou no Cais do Sodré. Aquele largo e as ruas adjacentes têm restaurantes porta sim, porta sim. E se há alguns bastante interessantes, o mais emblemático é de certeza a Adega das Gravatas.
O nome não deixa quase nada à invenção: é uma espécie de “adega” (vulgo, restaurante tradicional, daqueles onde vão grupos de malta conhecida, famílias e coisas do género) e, adivinhem: está decorada com gravatas. É uma das razões pelas quais o restaurante é conhecido e faz a delícia dos turistas que lá conseguem chegar. Agora menos do que antes da pandemia, é verdade, mas ainda assim muitas gravatas. Só que, felizmente, não são só as gravatas que se destacam aqui.
Na Adega das Gravatas come-se boa comida portuguesa, especialmente grelhados. Bom Bacalhau ou Polvo à Lagareiro, boa Açorda de Gambas e Arroz de Tamboril. Tudo são pratos simples, oscilando entre o tacho e o grelhado, sem invenções. servidos em doses muito simpáticas a nível do tamanho. Perfeito, não é?
E, claro, um dos destaques do restaurante é o Naco na Pedra. É ver as tábuas com as pedras a chegar às mesas e o fumo a encher a sala – aviso à navegação: a exaustão não é a melhor do mundo. Por isso é aguentar. E depois ainda há outros pratos de carne, nomeadamente bifes ou a Posta de Vitelão na Grelha. Há muita coisa para escolher, ninguém vai ficar insatisfeito.
As sobremesas também cumprem, com destaque para a Mousse de Chocolate caseira e o Bolo de Bolacha. Nada de coisas gourmet ou nomes sofisticados, aqui estamos no reino do tradicional. E bom, o que ainda é melhor! 😉
Aliamos a isto tudo um serviço eficiente, mas que vai caindo uns pontos quanto mais cheio o restaurante está, sem nunca perder o norte; e ainda uma boa escolha de vinhos a preços aceitáveis – se bem que não ficamos nada mal com o vinho da casa.
Ou seja, dentro do género, o Adega das Gravatas é sempre uma boa solução para quem está na zona e quer ir jantar fora. Ou para turistas que procuram qualquer coisa um pouco mais pitoresca, ainda que lhes seja mais difícil pela localização e acessos. A Adega das Gravatas é um clássico, um daqueles restaurantes de que quase toda a gente ouviu falar (ou conhece) em Lisboa. Seguro, eficaz, com bom ambiente (ainda que barulhento) e com preços normais. Para quem é cliente regular ou cliente novo, e nenhum dos dois ficará decepcionado.
Preço Médio: 22€ pessoa (com vinho da casa)
Informações & Contactos:
Travessa Pregoeiro, 15 | 1600-588 Lisboa | 21 714 3622