BECO CABARET GOURMET

BECO CABARET GOURMET

O que acontece no Beco… fica no Beco.

Esta frase foi repetida várias vezes ao longo da noite que passámos no Beco Cabaret Gourmet, um dos espaços que o Chef José Avillez tem dentro do seu Bairro, no Chiado. Sem sombra de dúvidas, o espaço mais fora do comum de todos. Fora do comum, estranho, surpreendente, arrojado, kinky… qualquer um destes termos se podia adaptar à descrição do Beco. Ou se calhar nenhum deles. Porque o Beco é uma verdadeira experiência, que vai muito além do espaço, da comida, do serviço ou do espectáculo.

E é exactamente esse cariz único do Beco que nos cria alguma angústia ao escrever este texto… Porque, por um lado, queremos descrevermos toda a experiência, jantar incluído. Mas, por outro, se o fizermos estragamos tudo… porque o que é engraçado é não se saber exactamente para o que se vai, ser quase uma surpresa. Isto sim, torna a experiência muito mais interessante e divertida.

Atrás deste armário com uma porta escondida há um verdadeiro beco, um espaço fechado para o Mundo, sem janelas. Dentro dessas quatro paredes de pedra temos um palco, um conjunto de mesas para jantar e um bar, tudo integrado no ambiente. Ambiente esse que é intimista, com iluminação baixa, como se quer num cabaret. Não temos nem queremos ver as outras pessoas, nem este é um espaço para “ser visto”. Os destaques da noite são os pratos e o espectáculo, e esse têm iluminação própria 😉

Somos envolvidos neste jogo de mistério e sedução ainda antes de atravessar para o lado de lá do móvel, e essa “dança” está presente durante todo o tempo em que estamos no Beco. A experiência é fortemente imersiva, porque o espaço é tão pequeno que inevitavelmente fazemos parte do espectáculo. E isso torna a noite muito mais rica e divertida.

Mas além do espectáculo – intenso, divertido, sedutor, perfeito – o outro nível da experiência que o Beco Cabaret Gourmet nos proporciona tem mesmo a ver com a comida. Sob a chancela do José Avillez, a ementa é um menu de degustação com 12 momentos. Quem conhece os outros restaurantes do Chef vai perceber algumas semelhanças com pratos servidos noutros locais, mas aqui isso não é relevante. Porque a própria experiência gastronómica é muito mais do que isso!

beco cabaret gourmet

Dos 12 momentos há alguns fenomenais, outros muito bons e outros mais “normais”, mas o que resulta na perfeição é a forma como esses momentos nos são apresentados entre o espectáculo. Há uma coreografia invisível entre o serviço e os artistas, que faz com que um não interfira com o outro e, mais do que isso, com que tudo pareça natural.

E, provavelmente o pormenor mais interessante de todos, os momentos do menu de degustação estão envolvidos de um forte cariz teatral na sua apresentação. Em alguns momentos, nada é o que parece, noutros a comida transporta-se para o próprio espectáculo, enfim, é uma degustação para ser feita com os vários sentidos e não só com o palato. E mais não dizemos para não estragar a surpresa… 😉

No final das 3 horas e pouco que passamos no Cabaret Gourmet, percebemos que nem sentimos o tempo passar. Porque tudo está tão bem encadeado que não há momentos “mortos”, não há tempos de espera sem que algo esteja a acontecer.

beco cabaret gourmet

O Beco Cabaret Gourmet é uma experiência fora do comum, imersiva, intimista e inesquecível. Cara, também, mas temos de nos lembrar que não só estamos num registo de cozinha de autor como temos um espectáculo e todo um imaginário envolvido. São 3 horas (ou mais) de uma experiência única, que se torna ainda melhor se não souberem para o que vão… e se depois se deixarem ir e entrarem no “jogo”.

Custa-nos imenso, mas mais do que isto não podemos dizer, sem estragar a maravilhosa e fenomenal surpresa que é uma noite no Beco Cabaret Gourmet. Além disso, o que acontece no Beco… fica no Beco.

Preço Médio: 120€/130€ pessoa (jantar e espectáculo, sem bebidas)
Informações & Contactos:
Bairro do Avillez | Rua Nova da Trindade, 18 | 1200-466 Lisboa | 21 0939234

[codepeople-post-map]

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.