RESTAURANTE ADRAGA (Colares)

A ver a praia… e a pagar por isso.

Bom, vou só esclarecer o título deste artigo, porque sempre que menciono o preço alto no título de um review, recebemos imenso “hate” de gente que só leu isso mesmo, o título. O que nem é surpreendente nos dias de hoje, nas redes sociais, mas que irrita um bocado. Por um lado, porque o que nós fazemos é sempre dar a nossa opinião, e por isso vale o que vale, é uma opinião; e por outro lado, porque nem toda a malta que escreve sobre restaurantes quer só almoços de borla. Ao contrário do que algumas pessoas possam querer acreditar, isto é um hobby para nós e por isso pagamos as nossas refeições. E por isso mesmo podemos sentir que os preços são demasiado altos para o que comemos… como qualquer outra pessoa normal sentiria. Enfim.

A introdução foi longa, e o que interessa é falar sobre o Restaurante Adraga, na Praia da… (adivinharam) Adraga. Não é preciso mais indicações, porque é mesmo o único restaurante na praia, e o acesso é feito exactamente como se fôssemos para o areal. Estamos a falar de uma sala ampla, com janelas grandes e vista para a praia, claro, e também de uma esplanada, esta demasiado próxima do parque de estacionamento.

O Adraga é um restaurante dedicado ao peixe, como seria de esperar pela localização. Mas o que também seria de esperar era uma montra de peixe mais completa… e também mais limpa, já agora. Sei lá, pode ser um pormenor, mas não fica bem.

A ementa tem, então, muito peixe e alguns petiscos para complementar. E é por aí que começamos mesmo, ao pedir umas Amêijoas à Bulhão Pato. A dose é bem servida, ainda que um bocadinho cara. De qualquer forma, as amêijoas são boas e o molho – que é o mais importante neste petisco, é saboroso e puxado ao alho, por isso acaba-se com o pão do couvert.

A questão do preço dos pratos acentua-se ainda mais quando chegamos aos pratos principais. Esta dose de Sardinhas Assadas – com 5 sardinhas – custa 14€. Demasiado cara para a quantidade de sardinhas, ainda que estejam bem assadas e sejam saborosas, mas estes preços são ainda mais caros do que nos Santos Populares. Podemos argumentar que estamos em cima da praia e tudo isso, mas não deixa de ser caro, especialmente tendo em conta o tamanho da dose.

restaurante adraga sardinhas

O Robalo Grelhado que também pedimos segue a mesma lógica, com o preço por quilo um pouco acima da média. O peixe vem novamente bem grelhado, o que mostra que quem está na grelha sabe o que faz. Os acompanhamentos são os mesmos para todos os peixes, batata assada e salada mista. A questão aqui nem tem a ver com serem coisas simples, porque a simplicidade funciona sempre muito bem… tem mais a ver com o preço que é pago.

restaurante adraga peixe
restaurante adraga polvo e camarão

Há mais do que peixe fresco grelhado no Adraga, como o Polvo à Lagareiro, que é muito bem servido e tem muito azeite e alho como se quer, mas que peca pelo polvo estar ligeiramente elástico; ou o Camarão Tigre Grelhado, que é servido com molho de alho, malagueta e aneto, muito bom e bem grelhado (mais uma vez, responsabilidade de quem está atrás da grelha).

No campo das sobremesas, provámos duas e ficámos com mixed feelings… A Pavlova é uma sobremesa demasiado doce, na nossa opinião, mas por outro lado temos o Quindim, que é fantástico tanto a nível de textura como a nível do sabor a coco, presente mas não muito intenso.

restaurante adraga sobremesas

No fundo, não há nada de errado com o Adraga: sendo um restaurante em cima da praia, sabemos que vamos pagar pela localização e pela vista. Pronto. O peixe é fresco e, como já escrevemos várias vezes, é muito bem trabalhado na grelha – e isso é uma arte. Mas quando vemos a conta, no final, confirmamos que pagámos mais do que achamos justo, principalmente pelas quantidades. Sendo que isto são opiniões, pode haver quem não sinta o mesmo. Nós sentimos.

Preço Médio: 30€ pessoa (com vinho)
Informações & Contactos:

Praia da Adraga | 2700 Sintra | 21 928 00 28

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.