RESTAURANTE SEM NOME

Um balcão, pratos do dia… uma tasca é isto!

Até podia nem ser por mais nada, mas quando entro no Restaurante Sem Nome de Alvalade e sou recebido por este balcão, onde ao longo do almoço se vão sentando clientes habituais, sinto-me logo em casa. Há qualquer coisa de muito reconfortante em ver um balcão destes, faz-me ter a certeza que estou num daqueles restaurantes – tasca, tradicional, chamem-lhe o que quiserem – onde me vou sentir bem.

restaurante sem nome
restaurante tasca

Mas ainda há outra sala, assim como uma pequena esplanada, onde encontramos principalmente grupos de malta que vai ao Restaurante Sem Nome aproveitar a hora de almoço para trocar dois dedos de conversa, sempre à volta de um bom prato tradicional e um bom jarro de vinho. Há lá coisa melhor! Enquanto escolhemos, o também típico prato de fritos, que entretém… e também faz aumentar ligeiramente a conta (ainda que aqui não seja uma coisa extraordinária).

restaurante sem nome

Aqui há pratos do dia e outros à carta, mas todos têm preços justos. Estamos no registo da simplicidade e das doses bem servidas, exactamente como gosto. Por isso, é perfeitamente normal que um dos pratos pedidos seja o clássico Bacalhau à Brás, que é muito melhor do que muitos outros mais caros (e com mais fama) que já comemos.

bacalhau à brás
restaurante sem nome

E continuamos nos clássicos, como um bom Arroz de Pato, se calhar menos tostado como gostamos mas ainda assim bem recheado do bicho e numa dose muito bem servida; ou uma Alheira de Mirandela, servida grelhada, com espinafres e um ovo bem estrelado. Simples, não é? Assim simples também são os grelhados da carta, dos quais tenho só fotografias das Plumas de Porco, mesmo no ponto certo, servidas com o arroz enformado de forma clássica e com umas excelentes batatas fritas caseiras.

restaurante sem nome
restaurante sem nome

Serviço relativamente rápido, mas sem nunca se tornar antipático, e por isso o Restaurante Sem Nome é o ideal para um almoço de dia de semana. Podemos terminar com sobremesas – dizem que caseiras – de onde destaco o Quindim, bastante simpático. Não provei a Salada de Frutas, pedida por algumas pessoas na mesa, porque não sou fã de fruta afogada… mas dizem que estava boa.

restaurante sem nome
sobremesa

Ando na senda de descobrir os restaurantes de Alvalade, e tenho ainda muito pela frente – este bairro tem restaurante porta sim, porta não. Ainda assim, o Restaurante Sem Nome foi uma bela surpresa! Boa comida a preços muito justos, e não é preciso muito mais. São coisas simples, que cumprem o seu principal objetivo: fazer as pessoas felizes. Porque a comida é isso mesmo, felicidade!

Preço Médio: 15€ pessoa (com vinho da casa)
Informações & Contactos:

Rua Marquesa de Alorna, 29C | 1700-238 Lisboa | 21 849 86 24

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.