Um balcão, pratos do dia… uma tasca é isto!
Até podia nem ser por mais nada, mas quando entro no Restaurante Sem Nome de Alvalade e sou recebido por este balcão, onde ao longo do almoço se vão sentando clientes habituais, sinto-me logo em casa. Há qualquer coisa de muito reconfortante em ver um balcão destes, faz-me ter a certeza que estou num daqueles restaurantes – tasca, tradicional, chamem-lhe o que quiserem – onde me vou sentir bem.
Mas ainda há outra sala, assim como uma pequena esplanada, onde encontramos principalmente grupos de malta que vai ao Restaurante Sem Nome aproveitar a hora de almoço para trocar dois dedos de conversa, sempre à volta de um bom prato tradicional e um bom jarro de vinho. Há lá coisa melhor! Enquanto escolhemos, o também típico prato de fritos, que entretém… e também faz aumentar ligeiramente a conta (ainda que aqui não seja uma coisa extraordinária).
Aqui há pratos do dia e outros à carta, mas todos têm preços justos. Estamos no registo da simplicidade e das doses bem servidas, exactamente como gosto. Por isso, é perfeitamente normal que um dos pratos pedidos seja o clássico Bacalhau à Brás, que é muito melhor do que muitos outros mais caros (e com mais fama) que já comemos.
E continuamos nos clássicos, como um bom Arroz de Pato, se calhar menos tostado como gostamos mas ainda assim bem recheado do bicho e numa dose muito bem servida; ou uma Alheira de Mirandela, servida grelhada, com espinafres e um ovo bem estrelado. Simples, não é? Assim simples também são os grelhados da carta, dos quais tenho só fotografias das Plumas de Porco, mesmo no ponto certo, servidas com o arroz enformado de forma clássica e com umas excelentes batatas fritas caseiras.
Serviço relativamente rápido, mas sem nunca se tornar antipático, e por isso o Restaurante Sem Nome é o ideal para um almoço de dia de semana. Podemos terminar com sobremesas – dizem que caseiras – de onde destaco o Quindim, bastante simpático. Não provei a Salada de Frutas, pedida por algumas pessoas na mesa, porque não sou fã de fruta afogada… mas dizem que estava boa.
Ando na senda de descobrir os restaurantes de Alvalade, e tenho ainda muito pela frente – este bairro tem restaurante porta sim, porta não. Ainda assim, o Restaurante Sem Nome foi uma bela surpresa! Boa comida a preços muito justos, e não é preciso muito mais. São coisas simples, que cumprem o seu principal objetivo: fazer as pessoas felizes. Porque a comida é isso mesmo, felicidade!
Preço Médio: 15€ pessoa (com vinho da casa)
Informações & Contactos:
Rua Marquesa de Alorna, 29C | 1700-238 Lisboa | 21 849 86 24