TAVERNA ANTIQUA (Tomar)

Comida Medieval que não nos deixa nada mal.

Há coincidências muito engraçadas… era dia 30 de Outubro quando chegámos a Tomar, depois de um fim-de-semana fora, e íamos apenas passar uma noite. Segunda-feira à noite… e adivinhem? Tudo fechado! O drama habitual, aqui reforçado por ser véspera de feriado e ponte.
Pedimos sugestões, batemos com o nariz em várias portas e, depois de muitas voltas pelo centro histórico, acabamos por nos sentar na Taverna Antiqua, o único sítio aberto.

Taverna Antiqua Restaurante Tomar Medieval

Corta para dia 19 de Novembro, na RTP 1, programa “Viagem a Portugal” com o Fabio Porchat, onde o homem passou por Tomar. À procura de um restaurante para jantar, encontrando tudo fechado… até chegar à Taverna Antiqua. Pois, isso mesmo. Coincidência?! Ou se calhar devíamos começar a escrever guiões para tv!

Taverna Antiqua Restaurante Tomar Medieval

Bom, voltando ao restaurante. A Taverna Antiqua auto intitula-se um “restaurante medieval”. E isso, logo à partida, deixa-nos de pé atrás, por grita “restaurante para enganar turistas”. Ora… depois chegamos lá e percebemos que os empregados andam vestidos com roupas medievais, e que todo o espaço é decorado da mesma forma, iluminado por velas, cheio de referências à época. E aquilo que pensamos é: “vamos arrepender-nos disto à brava!”. Só que não! 

Taverna Antiqua Restaurante Tomar Medieval
Taverna Antiqua Restaurante Tomar Medieval

Porque sim, é um restaurante virado para turistas, quer sejam nacionais ou estrangeiros, mas este é um conceito que faz sentido na “cidade dos templários”. E se fosse tudo muito mau, desde o serviço à comida, então seria encaixado nesse rótulo, mas não é. O serviço é simpático e atencioso, e a comida é melhor do que esperávamos.

sopa de castanha restaurante tomar

Começamos com uma excelente Sopa de Castanha e Cogumelos, assim grossa, muito saborosa, ideal para nos aquecer na noite fria de Tomar. Ao mesmo tempo, umas Aparas de Borrego, pedaços do bicho grelhados, bom para picar no maio de colheres de sopa.

Taverna Antiqua Restaurante Tomar Medieval banquete real

Depois, e por sugestão de quem nos atende, optamos pelo Banquete Real, que é um tabuleiro de dois níveis que inclui alguns dos best-sellers da casa, em doses mais reduzidas. Uma espécie de menu de degustação à antiga, se quiserem.

Taverna Antiqua Restaurante Tomar Medieval banquete real
Taverna Antiqua Restaurante Tomar Medieval banquete real

No nosso jantar, o Banquete Real incluía Empada de Javali, Bacalhau à Mercador (servido dentro de um pão), Carne de Vaca com Molho de Bruxa, Barriga de Porco com Castanhas, assim como vários acompanhamentos: Polenta Frita, Cous Cous, Cevadotto e uma Beringela assada.

Banquete Real

Há altos e baixos, como seria de esperar, mas no geral a qualidade é boa, e esta é uma excelente opção para duas pessoas, porque é muita comida. Destacamos a Empada de Javali, que é muito boa, tanto a massa como o recheio, a Barriga de Porco, com boa caramelização, o Cevadotto (uma espécie de risotto mas com cevada) e o Cous Cous. De tudo, só o bacalhau é que não nos encheu as medidas, mas são gostos.

Terminamos com apenas uma sobremesa, porque este banquete é mesmo bem servido. A nossa escolha recaiu no Pudim de Avelã, guloso e bem servido, com a textura perfeita e com um apontamento de pistachio que lhe dá um toque bem interessante. Um bom final, sim senhor.

Pudim de avelã

É verdade que recebemos várias sugestões de malta que nos segue para irmos experimentar a Taverna Antiqua, e o preconceito quase nos levou a ignorar todas. Mas felizmente o contexto de estar tudo fechado ali à volta fez com que fôssemos até lá… e não ficámos nada arrependidos!
É ainda mais interessante se entrarmos no espírito do espaço, mas mesmo que não o queiramos fazer, a comida que se serve aqui é bastante boa e os preços não são nada exagerados. Ou seja, uma boa opção para jantar em Tomar.

Preço Médio: 22€ pessoa (com Banquete Real e vinho)
Informações & Contactos:

Praça da República, 23 | 2300-556 Tomar | 249 311 236

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.