RESTAURANTE TRINDADE

De Queijas… para o Mundo!

E foi exactamente isto que pensei quando saí do Restaurante Trindade, depois de um jantar que não só superou todas as expectativas, como foi dos melhores que tive até agora este ano. Como é que este pequeno restaurante, situado ali num largo minúsculo e mal iluminado em Queijas, consegue servir pratos que envergonham muitos restaurantes com décadas de história e mesmo com Chefs superstar?! Pois é mesmo isso que acontece! Tudo o que comi no Trindade foi, pelo menos, muito bom. E depois houve pratos que se aproximaram daquela excelência que os torna inesquecíveis. Como o Arroz de Carne Seca, Enchidos e Cogumelos, servido em Panela de Ferro, que entra para o top dos melhores pratos deste ano – um top que começa a ter muito pratos de arroz 😉

restaurante trindade

O Restaurante Trindade fica em Queijas, num pequeno largo mal iluminado, e quase nem se dá por ele. Mas levaram-me lá num jantar com uma grupeta fixe, e ainda bem. Nunca tinha ouvido falar, e talvez por isso mesmo não criei grande expectativas, o que é o melhor que pode acontecer com um restaurante. Nem fiquei especialmente impressionado ao entrar porta adentro, porque a sala é assim meio inócua, nem tem um registo muito tradicional nem especialmente acolhedor. Felizmente somos bem recebidos. E ainda fico mais contente quando começo a olhar para a ementa.

restaurante trindade

A ementa tem alguns pratos de peixe e carne, e estamos a falar maioritariamente de grelha. Mas aquilo que me chamou mesmo a atenção foram as Especialidades da Casa, os pratos que demoram cerca de 35 minutos a confeccionar. E aqui sim, estão coisas daquelas que quero mesmo provar. Por isso, siga para bingo… e pedimos uns quantos desses pratos, já que somos quatro pessoas à mesa e todos gostamos muito de comer.

Enquanto esperamos pelo primeiro arroz, recebemos um miminho da cozinha: uma pequena cataplana com Lingueirão à Bulhão Pato, com um molho incrível, puxado ao alho e os bichos grandes e carnudos. Não estávamos à espera mas caiu muito bem!

restaurante trindade
arroz negro de choco

E depois chega então à mesa o primeiro prato que pedimos para partilha, o primeiro de arroz. O Arroz de Choco Negro é um prato muito bom, ainda que eu não seja especialmente fã de choco. Mas consigo perceber que o arroz está no ponto, cheio de sabor, cheio de choco, muito bem conseguido. E o resto da malta na mesa adora, por isso sigo por essas opiniões. Enquanto espero pelo prato seguinte, que é o Cozido de Grão em Panela de Ferro. E aqui sim, já começo a perceber porque é que me levaram para este pequeno restaurante em Queijas 😉 O Cozido de Grão do Trindade é excelente, bem apurado, com muita carne, e só acrescentamos picante porque tudo fica melhor com picante. A ideia da panela de ferro é também visualmente engraçada, mas o importante é mesmo o sabor deste cozido, que é realmente excelente.

restaurante trindade
cozido de grao

Mas o melhor prato da noite vem mesmo depois, e é o Arroz de Carne Seca, Enchidos e Cogumelos, servido também em Panela de Ferro. É uma brutalidade!!! O arroz é caldoso, rico em sabor e em gordura, com muitos enchidos e pedaços de carne, para além dos cogumelos, tudo cheio de sabor por causa do caldo. Todos nos calámos na mesa quando começamos a comer, e os olhares que trocamos não precisam de palavras… este é um dos melhores pratos que comi este ano, e novamente um prato de arroz (depois do Arroz de Pato do Jacinto). E é um prato que me vai fazer regressar ao Restaurante Trindade muitas vezes!

arroz de carne seca

Se estamos bem com estes três pratos? Sim, estamos. Mas se há outras coisas na carta que nos deixaram com muita curiosidade? Sim, também… e por isso é que ainda nos atiramos ao Coelho na Brasa e às Costeletas de Borrego, estas servidas com Esparregado de Brócolos e Batata Frita com Parmesão. Ambos os pratos são brutais, o coelho está grelhado de forma exímia, tenrinho, as costeletas também, bem puxadinhas ao sal, com um esparregado excelente. Se isto é uma amostra da grelha do Trindade, então temos mesmo de voltar para provar outros pratos.

restaurante trindade
restaurante trindade

Esta sucessão de surpresas continua com o Pijaminha de Sobremesas que pedimos para terminar o jantar e que inclui: Bolo de Chocolate e Pistachio com Caramelo Salgado, Pudim de Ovos, Torta de Laranja com Redução de Poejo e Medronho, Mousse de Chocolate e Pão de Ló. Tudo caseiro, tudo com óptimo aspecto – mesmo para estas quatro pessoas à mesa, nenhuma muito fã de sobremesas – e tudo muito bom. Destaques para a torta de laranja e para o bolo de chocolate, talvez, mas estão todas a um nível mesmo muito elevado. Como já estavam todos os restantes pratos que provámos, aliás.

sobremesas

Nesta era das redes sociais, é cada vez mais difícil ser surpreendido por um restaurante. Posts, stories, reels, uns melhores que outros, alguns mais fidedignos e outros que vão só por ir… há de tudo sobre restaurantes, especialmente os da moda. Por isso é que quando alguém em quem confio me diz que tenho de ir a algum sítio, dou muito mais valor do que a qualquer conteúdo digital. E é assim que se descobrem verdadeiras pérolas como o Trindade.

Queijas não é propriamente o fim do mundo, mas este Restaurante Trindade merece ser conhecido pelo Mundo inteiro! Do lado de fora não temos a noção da simpatia, da qualidade da comida, dos preços ajustados, de tudo. Há aqui pratos que me ficaram na memória, e que me fazem querer voltar. E ainda há os outros pratos para provar, claro. O Restaurante Trindade é uma das descobertas do ano, felizmente fora do circuito comercial dos “influencers”. Para mim vai tornar-se um dos habituais, e um daqueles restaurantes que vou claramente recomendar a gente amiga e que dá valor a um restaurante com comida do caraças!

restaurante trindade

Preço Médio: 25€ pessoa (com vinho)
Informações & Contactos:

Largo 1º de Dezembro, 2 | 2790-384 Queijas | 21 418 5485

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.