Um conceito inovador, mas depois…
A gastronomia italiana deve ser aquela que mais cedo foi exportada para qualquer país, especialmente na Europa. Lembro-me de ser miúdo e, muito antes de existir McDonald’s ou restaurantes de cozinha internacional, já havia italianos e pizzarias. É certo que só mais recentemente é que começámos a ter bons italianos e boas pizzarias em Portugal, onde se tenta ao máximo reproduzir as receitas como são na origem, mas este enquadramento serve apenas para dizer que a cozinha italiana é algo que acaba por nos ser muito querido e próximo.
Por isso, quando surgiu a oportunidade de ir jantar ao Obicà Mozzarella Bar, juntámo-nos a outro casal amigo e lá fomos, sempre contentes. O conceito do restaurante tem por base a cozinha italiana mas com algum destaque à mozzarella e outros queijos, que podemos pedir sozinhos para provar ou são depois incluídos em vários pratos. É uma ideia engraçada – materializada no Mozzarella Bar existente no próprio restaurante e numa parte inicial da ementa com destaque aos queijos disponíveis. E isso despertou logo o nosso interesse.
Somos quatro pessoas à mesa e o desafio era provar alguns dos pratos novos na ementa, e por isso fomos aceitando sugestões. As primeiras chegam já com as entradas, onde nos apresentam a Piccola Degustazione, uma espécie de tábua com queijos e enchidos italianos: Prosciutto Crudo di Parma DOP, Salame Felino, Pecorino Moliterno, Bocconcini di Mozzarella Di Bufala Campana DOP, Crostini Pomodorini e Hummus de Beterraba (este último simplesmente delicioso). Acompanhamos ainda com uma Focacce Pomodoro (que é uma focaccia com pedaços de tomate) e uma entrada proveniente do Mozzarella Bar, a Straciatella Pugliese, bastante boa por sinal.
Outra degustação nas entradas, a Degustazione Di Friti (uma degustação de fritos, lá está): Mozzarelline Fritte (diríamos que é um croquete de queijo mozzarella), Crocchette di Casatiello (que já é mais próximo dos nossos croquetes) e Supplì Al Telefono i Salvia (uma espécie de arancini), com dois molhos diferentes a acompanhar. É uma degustação engraçada, porque não esperamos este fritos num restaurante italiano, mas diríamos que os molhos são tão ou mais bem conseguidos do que os fritos em si.
O elo mais fraco das entradas foi exactamente aquela pela qual mais esperávamos. O Vitello Tonnato é um velho conhecido e um dos pratos italianos de que mais gostamos, e que pedimos sempre que encontramos numa ementa (esse e o Cacio e Pepe, mas já lá vamos mais à frente). Aqui no Obicà Mozzarella Bar o Vitello Tonnato tem o atum em forma de uma espécie de um molho, em vez de ser uma pasta, e honestamente sem grande sabor, talvez pela proporção da maionese em relação ao atum ser acima do normal. Além disso, é desnecessário o tomate desidratado em cima…
Também nos pratos principais temos um misto entre sugestões das novidades da ementa e outros pratos que queremos mesmo provar. E tentamos ir a todas as categorias da lista, sendo que começamos com uma pizza. A Pizze N’Duja Di Spilinga, tem tomate orgânico, stracciatella, grana padano, nduja e manjericão. A nduja é um enchido italiano bastante picante, e isso dá a esta pizza um contraste interessante entre a frescura da stracciatella e a intensidade da nduja. A massa é alta, consistente e, acima de tudo, tem sabor. Boa pizza, sim senhor. 🙂
Depois – ou em simultâneo – dois pratos de pasta. O Pappardelle com Ragù, Pecorino Romano DOP e Funcho pareceu-nos uma opção segura, e é isso mesmo, um prato seguro, com um ragù bem feito e a pasta servida no ponto, sem nada a apontar senão o exagero de funcho que vem no prato, só mesmo para dar aroma e aparecer nas fotos. Por outro lado, temos então o Cacio e Pepe, um dos nossos pratos de pasta preferidos, aqui no Obicà servido com Crusco di Senise, que são uns pimentos desidratados… e completamente desnecessários neste prato. O Cacio e Pepe é simples, como indica o nome: queijo e pimenta, bem equilibrados, e não é preciso mais nada. Aqui não só tinha o pimento a mais, como tivemos de acrescentar pimenta, porque o prato só sabia a queijo.
Finalizamos os principais com a Cottoleta Alla Milanese, um prato de carne. É uma costeleta fina e panada, acompanhada com batatas rústicas e uma salada de rúcula, parmesão e tomate desidratado. Boa, a costeleta em si, bem panada, polme saborosa, podendo talvez apenas ser um pouco mais alta a nível do corte da carne – mas isto são questões de gosto, temos a noção disso.
Neste momento já estávamos há algum tempo no Obicà Mozzarella Bar sem uma degustação… por isso resolvemos pedir a Degustazioni Di Dolci para sobremesa. Este “pijaminha” à italiana traz então Tiramisù, Panna Cotta Alla Nocciola (com nozes caramelizadas), Semifreddo Al Amaretto e ainda Torta Caprese (um bolo italiano de chocolate e amêndoas). Qualquer uma destas sobremesas é boa sem ser surpreendente, e destaca-se o Semifreddo Al Amaretto, um semifrio com um sabor intenso, e talvez até a Panna Cotta por causa das nozes caramelizadas. São sobremesas competentes, e não há nada de errado nisso.
Somos dos últimos clientes a terminar de jantar, e por isso temos a oportunidade de ver o restaurante praticamente vazio. O espaço é amplo e ganha muito pelos espelhos que ocupam metade das paredes, que acabam por criar uma ideia de profundidade ainda maior. Boa iluminação, móveis com vinhos e produtos italianos variados, no fundo, percebemos que existe aqui bom gosto e, acima de tudo, não houve necessidade de decoração exagerada que não fizesse sentido. A única questão menos bem conseguida é a localização do Mozzarella Bar, muito ao fundo do restaurante, mesmo junto à entrada da cozinha, o que o torna pouco acessível aos clientes. Tendo em conta o próprio conceito do restaurante, seria interessante que este balcão fosse um elemento mais central e destacado no espaço.
Opinião final? Ora, não temos nada a apontar à comida, e conseguimos perceber que o produto utilizado tem qualidade acima da média. E parece-nos que o conceito do Obicà Mozzarella Bar é inovador e vencedor, mas depois… precisa de algumas afinações. O dar mais destaque ao próprio bar de mozzarellas, o simplificar alguns dos pratos, o melhorar o sabor de outros… isto são coisas que podem ser melhoradas e levar o Obicà a atingir um patamar diferente, mais afastado dos outros italianos deste price range na cidade de Lisboa. Porque a concorrência é grande e há outros restaurantes italianos com maior notoriedade, o que faz com que seja necessário mostrar que somos diferentes e temos algo que os outros não têm.
Preço Médio: 30€ pessoa (com vinho)
Informações & Contactos:
Rua da Escola Politécnica, 90 | 1250-102 Lisboa | 910 407 706