No frio da Serra, o calor da boa comida.
Gostávamos de viajar mais por Portugal do que fazemos realmente. Temos um País fantástico, cheio de sítios bonitos e, claro, com uma tradição gastronómica fabulosa. Às vezes nem é preciso percorrer muitos quilómetros para encontrar pratos completamente diferentes. Mas uma coisa é mais ou menos consistente em todo o lado: a arte de bem receber. Sim, posso estar a generalizar, mas especialmente se sairmos para foram dos grandes centros urbanos, isto é muito comum. Por isso, ao ir para a zona da Serra da Estrela (uma zona que não conhecemos assim muito bem), a primeira coisa que fazemos é utilizar a nossa comunidade para saber quais são aqueles spots imperdíveis para jantar. E temos sempre óptimas surpresas!
O Varanda da Estrela foi o restaurante mais recomendado pela malta que nos segue nas redes sociais, e por isso não podíamos deixar de experimentar. Fica mesmo a caminha da Torre, já na subida da Serra e, como o nome indica, fica numa zona onde podemos ter uma vista muito boa. Nós fomos à noite, no Inverno, por isso essa parte passou-nos ao lado… mas o resto do espaço é rústico, acolhedor e, mesmo numa sala com vários grupos, sente-se um ambiente caseiro. Talvez por causa do serviço, que é bastante simpático mesmo para quem – como nós – não era cliente habitual.
Uma olhadela rápida para a ementa e percebemos que estamos no registo da comida regional e de conforto, por isso sabemos que estamos bem. Ou que vamos ficar, assim que começarmos a comer! E começamos com uma sopinha, porque está frio lá fora. A Sopa Rica da Horta é uma sopa de legumes mas muito bem recheada, puxadinha ao sal, espessa como se quer. Uma sopa para um dia na Serra, dizemos nós. Bom começo, sim senhor!
Para pratos principais a escolha é difícil, porque há bastantes especialidades da casa que apetece provar. Talvez por isso tenhamos ido ao Varanda da Estrela dois dias seguidos, para poder provar o máximo possível. E uma das escolhas óbvias foi o Arroz de Zimbro, aqui servido de forma diferente do que já provámos antes, muito caldoso e com cogumelos. Ainda assim, um sabor bem apurado, que nos desperta os sentidos e nos aquece, o arroz cozinhado na perfeição. Enfim, uma óptima escolha, acreditem!
O outro prato foram os Brulhões Serranos que, assim que chegam à mesa, percebemos que são da família dos maranhos, prato típico da zona da Sertã. Esta variante leva também arroz, chouriço, pedaços vários de carne de porco… mas a grande diferença é a utilização do serpão, uma espécie de tomilho endógena da Beira Interior, que acaba por lhe dar um sabor único e fantástico. Um prato vencedor, acompanhado com umas couves com um sabor maravilhoso!
Curiosamente, o pior prato que comemos no Varanda da Estrela foi o prato que incorpora um elemento muito típico da zona. O Bife da Vazia com Molho de Queijo da Serra falhou um bocado em tudo… o bife estava bom mas voltou para trás porque não estava no ponto certo, e o primeiro molho de queijo da serra que veio para a mesa não sabia nada a queijo da serra, só a natas. Voltou para trás e veio rectificado, com um pedido de desculpas. Mas manchou um cenário quase perfeito.
E o prato da noite ficou para o fim (ainda que tenham sido diversos pratos excelentes): a Aba de Vitela Assada no Forno é simplesmente magnífica, e um dos melhores pratos que comemos este ano. A carne é tenríssima e cozinhada de forma exímia, com a pele ainda crocante, bem temperada, acompanhada com umas excelentes batatinhas assadas no forno e uns grelos salteados que também nos parecem fantásticos. É comida de conforto no seu melhor, que nos aquece a alma e o corpo (que até precisa nesta zona da Serra). É aquilo que fazemos melhor em Portugal: criar pratos que nos dão um prazer incrível e nos ficam na memória.
As sobremesas seguem também a mesma linha de tradição nacional, caseiras e com referências à zona em que estamos. Por isso, não podíamos deixar de provar a Tigelada Beirã, com uma textura quase de bolo, bom sabor, intensa. E provámos também o Leite Creme, também saboroso, ainda que mais normal. Sobremesas caseiras são assim: não precisam de surpreender, apenas de ajudar a terminar bem a refeição.
Mesmo sabendo que não é um restaurante novo, o Varanda da Estrela foi uma das grandes surpresas do nosso ano gastronómico, e logo no início. Porque não estamos habituados a andar por aquela zona e então não o conhecíamos, e percebemos imediatamente o que estávamos a perder. A simpatia das pessoas e a comida fantástica e acolhedora fizeram-nos sentir em casa desde o primeiro momento, e são essas coisas que transformam um “simples” restaurante num daqueles que nos ficam na memória e onde queremos regressar frequentemente.
E agora fiquem só aqui com uma fotografia do pôr-do-sol na Serra da Estrela… porque sim! 🙂
Preço Médio: 20€ pessoa (com vinho)
Informações & Contactos:
Rua Nave da Areia, Lote 5 | Penhas da Saúde | 6215-329 Cortes do Meio | 963 447 873