Petiscos indianos mesmo bons!
Sabem quando escrevemos aqui habitualmente que a maioria dos restaurantes indianos são todos iguais? Pois que tem sempre de existir uma ou outra excepção, para contrariar a regra. E é verdade que de vez em quando encontramos um restaurante indiano diferente, ou pela sofisticação (como o Oven, por exemplo) ou pelo tipo de pratos (como o Chutnify). Mas aquilo que nunca tínhamos visto era um restaurante indiano que serve petiscos para partilhar, assim num registo tipo tasca portuguesa. Sim, estamos a falar do A Tabanca.
Já tínhamos o A Tabanca na nossa lista de restaurantes a visitar há bastante tempo. Mas depois há sempre outros sítios a experimentar e alguns restaurantes vão ficando para trás, infelizmente. E mesmo quando nos dão aqueles apetites de comida indiana, nem sempre nos lembrávamos de ir experimentar uma coisa diferente. Foi preciso andarmos pela zona dos Anjos e com esses apetites para finalmente entrarmos neste pequeno espaço, com meia dúzia de mesas. Exatamente por ser pequeno e ainda ter música ambiente, está longe de ser um espaço apetecível para um jantar a dois, porque há muito barulho… mas sendo uma “tasca” indiana, até faz sentido, não?
Trazem-nos a ementa à mesa, com uma explicação do conceito e do número de petiscos a pedir para ficarmos confortáveis. Serviço atencioso e simpático, sem dúvida, mesmo quando os cocktails que pedimos logo ao início se atrasam e chegam já quase no final do jantar. Sucessivos pedidos de desculpa, e percebemos que quem faz os cocktails está de “mãos cheias”, mas lá está: se quem te atende for simpático e atencioso, tudo se desculpa. Começamos mal, mas bem ao mesmo tempo 🙂
Sobre a ementa, há aqui coisas que já são nossas conhecidas, mas a maioria é novidade para nós. Por isso aceitamos sugestões e seguimos com vários petiscos, que vão chegando à mesa com aquela cadência que nos permite ter uma mesa cheia mas não estar a comer tudo ao mesmo tempo. E começamos com os Kebab Pockets, que são pequenas almôndegas caseiras de borrego, com pickles de cebola e um fantástico molho de coentros, servidas num wrap de roti. Uma espécie de taco à indiana, cheio de sabor e muito viciante! E ao mesmo tempo, o Chaat de Chamuça, um prato típico do norte da Índia, que é o recheio da chamuça misturado com grão de bico, molho de tamarindo, chutney verde e iogurte. Muito sabor diferente, doses ideais para partilhar.
Daquilo que conhecemos na ementa do A Tabanca, uma das escolhas óbvias são os Paani Puri, que adoramos! Os puri são pequenas bolas de massa abertas em cima, para serem recheadas de uma espécie de esmagada de batata e grão, onde depois podemos juntar um molho doce ou picante. Novamente, excelente petisco, boa textura nos puri e óptima esmagada. E como é neste momento que também chegam os cocktails, uma palavra de elogio para os mesmos!
Segue-se o Kheema Verde, que é descrito como um prato típico das ruas de Mumbai. Trata-se de carne moída de borrego com especiarias ervas aromáticas, e resulta nesta espécie de pasta que estão a ver na fotografia em baixo. Apurada, picante qb, muito interessante… ao contrário do pão que a acompanha, que não tem graça nenhuma (e que nos leva a pedir roti, que resulta muito melhor). E terminamos os petiscos no A Tabanca com o Chilly Chicken, talvez o prato mais “simples” da noite: tiras de frango meio crocantes e picantes, com pimentos e molho agridoce. Um prato que se aproxima mais à comida chinesa mas também muito bom.
Mesmo com as doses a serem relativamente pequenas, são petiscos mais do que suficientes para 2 pessoas. E ainda deixam aquele pequeno espaço para a sobremesa, que aqui não tem a tradicional Bebinca mas tem outra coisa muito interessante. Falamos do Gulab Jamun Flambé, pequenos dumplings de leite fritos e embebidos num xarope de rosas e cardamomo, flambeados com whisky. Não há mais exótico que isto, a nível de sabor.
Recebemos a conta e sabemos que vamos pagar ligeiramente mais do que num restaurante indiano tradicional. Mas esta é a lógica dos espaços de petiscos para partilhar, não é? Acontece o mesmo com as tascas modernas VS as tascas antigas ou restaurantes tradicionais: pedes mais pratos porque são para partilhar, mas os preços são só ligeiramente mais baixos do que os pratos principais nos outros restaurantes. Se queremos, é entrar no jogo e pronto.
Até porque aqui no A Tabanca este conceito de petiscos permite-nos provar coisas giras, diferentes e mesmo boas! A lógica da partilha faz todo o sentido para este espaço, muito virado para malta jovem e até para um cliente internacional. O A Tabanca é um óptima opção para quem quer um jantar descontraído a comer pequenos pratos exóticos e diferenciadores, sempre com a base da comida indiana como fundo. E o serviço também faz a diferença, pela positiva (para variar no contexto da restauração lisboeta). Por isso, acaba por ser um sítio onde vamos querer regressar!
Preço Médio: 30€ pessoa (com cocktails)
Informações & Contactos:
Rua Angelina Vidal, 88 B | 1170-020 Lisboa | 923 084 596