A TINA

Carne e mais carne! Bela surpresa!

Quem nos acompanha regularmente sabe o quanto gostamos de conhecer restaurantes novos. E se é verdade que muitas vezes vamos a restaurantes dos quais já ouvimos falar – por serem aberturas recentes ou porque temos na lista há muito – também é verdade que, outras vezes, nos falam de restaurantes dos quais nunca ouvimos falar. Geralmente entre grupo de amigos há sempre que conhece “aquele sítio” que é um espetáculo, e ao qual temos mesmo de ir. E foi assim que conhecemos A Tina, ali na zona de Loures.

Ora, A Tina fica naquilo que, naquela noite chuvosa, me pareceu o fim do mundo. É um exagero, eu sei, são apenas uns 30 minutos desde o centro de Lisboa, mas a chover torrencialmente, por estradas nacionais sem iluminação quase nenhuma… pareceu-me uma eternidade. E, de repente, uma luz na escuridão! Sim, é verdade. Porque o edifício do restaurante era o único iluminado naquela extensão de estrada. Pareceu-me um sinal, e esperei que fosse dos bons. E foi mesmo! 🙂

a tina restaurante

Estranhamos a primeira sala pequena estar vazia, mas passamos o balcão e seguimos pelo pequeno corredor. E entramos então numa sala muito maior, completamente cheia. Percebemos que a maioria das mesas é de famílias ou grupos de amigos, e percebemos também rapidamente que grande parte serão clientes habituais, porque há aquele tipo de conversas com quem está a atender que mostram algum à vontade. Até porque estamos no registo de um restaurante familiar, não só para os clientes mas especialmente para quem lá trabalha, porque facilmente percebemos que a atender as mesas estão 3 irmãs, logo, o resto da família andará por lá também.

a tina restaurante

A dica que nos tinham dado em relação ao restaurante A Tina foi muito clara: é para comer carne. E é carne que vemos na montra no final da sala, com algumas peças em exposição, assim como já cozinhadas, em tábuas, nas várias mesas que já começaram a jantar. Por isso, o olhar para a ementa é já dirigido para a carnunga! E podemos dizer-vos que tudo tem excelente aspecto, mesmo só escrito na ementa! Mas já lá vamos.

a tina restaurante

Ora, como estamos no reino das carnes – e nem vemos outros pratos a sair para nenhuma mesa – temos de começar com uns Croquetes. Aliás, Bolinhas de Carne aqui, porque o seu formato é redondo. Bom recheio, bem fritos, um bom petisco, chamemos-lhes o que quisermos. E muito bom também o Pica-Pau, com a carne muito saborosa, no ponto pedido, boa molhanga para pedir o segundo cesto de pão. Estamos a começar bem!

a tina restaurante

Pedimos ainda uns Ovos Rotos com Paio de Porco Ibérico, que não têm nada a apontar: batata caseira, ovos bem estrelados, paio suficiente para se sentir o sabor quando tudo misturado.

a tina restaurante
a tina restaurante

Mas vamos então às carnes, não é? Somos 4 pessoas na mesa, e perguntamos se vale a pena pedir um corte por pessoa. A resposta é imediata e negativa, porque as doses são grandes. E são mesmo, malta, são mesmo doses muito bem servidas! Pedimos o Costeletão na Tábua, que podem ver nas fotografias em baixo: um belo naco de carne, servido no ponto perfeito, bem temperado mas com sal grosso à parte se alguém quiser acrescentar (assim como mostarda Dijon). A qualidade da carne é fantástica, quase se derretia na boca. Brutal!!!

a tina restaurante
a tina restaurante

Também para partilhar, outra tábua, desta feita a Vazia Marmoreada. Novamente, fenomenal a qualidade da carne, trabalhada de forma exímia na grelha e no tempero. E a acrescentar a isto tudo, excelentes acompanhamentos! Batata frita caseira, um simples arroz branco que estava fantástico, salada mista bem temperada. No fundo, um conjunto perfeito!

a tina restaurante
a tina restaurante

Acho que ficámos bem servidos, não acham? 🙂 Mas, claro, um jantar não termina sem sobremesa, ainda que já não houvesse praticamente fome nenhuma na mesa. Por isso, pedimos novamente sugestões e partilhámos um Leite Creme competente e saboroso, assim como uma Baba de Camelo que tinha um bocado de ar, pelo que a textura estava estranha. Ainda assim são pormenores, que importam pouco porque o jantar foi fantástico.

a tina restaurante

Por tudo isto, A Tina foi uma excelente surpresa! E um restaurante do qual saímos com a convicção de que vamos regressar em breve, para provar outros cortes de carne ou simplesmente porque nos sentimos muito bem! É cada vez mais difícil ser surpreendido por um restaurante, sabemos disso, e quando acontece rejubilamos. Quando a comida, o ambiente e o preço nos mostram que uma sala cheia de pessoas felizes não pode estar enganada. E não está!

Preço Médio: 25€ pessoa (com vinho da casa)
Informações & Contactos:

Rua Combatentes do Ultramar, 203 | 2670-379 Loures | 932 335 667

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.