ESQUINA DA FÉ

Uma casa tradicional, e para gente simples.

O repto que fizemos no Instagram parecia relativamente simples, mas complicado ao mesmo tempo: íamos passar uma semana inteira na Avenida da Liberdade, e por isso pedimos sugestões de restaurantes tradicionais (ou tascas) onde se pudesse comer bem e sem lá deixarmos um rim. É certo que quase metade das respostas não cumpria o briefing e mandava-nos para os restaurantes da moda ou daqueles para ver e ser visto… mas felizmente que apareceu muita gente a dar dicas de sítios que não conhecíamos e que se revelaram ser excelentes spots para almoçar e jantar na zona. Sítios como o Esquina da Fé.

esquina da fé

Ok, o Esquina da Fé não é mesmo na Avenida da Liberdade, mas sim numa transversal à Rua de Santa Marta. Isso importa quase nada, porque estamos a 3 minutos do centro da Avenida. A Rua da Fé é estreita e adivinhem: o restaurante fica numa esquina! Pequena sinalética no exterior, quase passa despercebido, o que seria uma pena.

esquina da fé

Entramos numa primeira sala com mesas e cadeiras de madeira, onde se pousam toalhas de papel, como se quer. A sala termina no balcão das sobremesas e ainda temos a cozinha à nossa esquerda, para irmos sentido os aromas da comida que está a ser feita. Há ainda outra sala mais interior, mas aqui ficamos melhor. A clientela, essa, totalmente portuguesa, mesmo num dia de semana ao jantar. Não sentimos que sejam clientes habituais – porque não há essa interação com o empregado que está na sala – mas aqui são todos tratados da mesma forma: alguma simpatia e muita calma, mesmo estando apenas uma pessoa na sala. É o hábito de muitos anos a servir às mesas, ou seja, as coisas têm de ser feitas com calma, não vale a pena andar a correr. Desde que não seja exagerado, o cliente espera.

A ementa do Esquina da Fé tem os pratos que esperamos encontrar neste tipo de restaurantes: comida portuguesa, pratos simples, com algum destaque para os grelhados. Há pratos do dia que transitam para a noite, mas na generalidade estamos a falar de preços acessíveis, sempre ali a rondar os 10€. Nós ficámos indecisos entre 3 pratos, que são daqueles que pedimos sempre em restaurantes, e deixámos de fora a Carne de Porco à Portuguesa. Fomos por isso para o Bacalhau à Brás, muito bom. É verdade que os ovos passaram um pouco do ponto (ficaram mexidos), mas é surpreendente encontrar um bacalhau à brás equilibrado a nível de sal e pimenta, com cebola bem cortada e, acima de tudo, com batata frita caseira, cortada fina, em vez de usar a batata palha habitual. Grande surpresa, num prato muito bem conseguido.

esquina da fé
esquina da fé

Os Panados de Peru são um pouco mais finos do que esperávamos, até porque gostamos deles mais altos e carnudos, mas não deixam de ser uns bons panados, e numa dose muito bem servida (5 panados!). Novamente, excelente a batata frita, que compensa o arroz de tomate fraquinho. Mas são pratos simples, a preços baixos, em doses bem servidas, para clientes locais e amigos da casa. E esta simplicidade é cada vez mais rara de encontrar, numa fase do nosso panorama de restauração em que se prefere apostar em conceitos complicados do que em fazer simples e bem.

Passamos o jantar a olhar para a montra das sobremesas, todas com bom aspecto e, sabemos depois, caseiras. Estamos indecisos entre o Bolo de Bolacha ou a Torta de Laranja, e é o empregado de mesa que nos diz para optarmos pela última, mais “fresca”. Fantástica Torta de Laranja, e novamente muito bem servida, como aliás aconteceu com todos os pratos. Porque é assim que devia ser sempre.

O Esquina da Fé foi dos restaurantes mais sugeridos na zona, e depois do nosso jantar percebemos a razão. No fundo, é a maravilha das coisas simples: boa comida, servida em doses generosas, a preços muito em conta. É isso que faz com que este tipo de restaurantes não vivam aquela “crise” de que outras tipologias de restaurantes se queixam. Porque aqui não se depende dos turistas ou de modas, aqui trabalha-se para o cliente local, o cliente habitual. Aquele que gosta e volta, vezes sem conta.

esquina da fé

Preço Médio: 15€ pessoa (com vinho da casa)
Informação & Contactos:

Rua da Fé, 60 | 1150-151 Lisboa | 21 342 0051

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.