O MELHOR BIFE DO MUNDO!
Adeus e obrigado!
Vá, claro que não íamos deixar isto assim. Ainda que o possamos fazer, porque o título diz tudo. O título é direto e completamente ilustrativo daquilo que nos faz regressar ao Faustino: o Bife à Henrique, especialmente a versão do lombo, com ovo estrelado… que é o Melhor Bife do Mundo! Pronto, basta isto. Mas vá, agora vamos escrever mais umas centenas de caracteres a descrever a experiência do restaurante, só porque sim.
A primeira vez que fomos ao Faustino, que fica em Oeiras, na zona do Parque dos Poetas, foi “pela mão” do Miguel Gonçalves do Sítio de Gente Feliz. Tinha sido um almoço longo, mas ninguém queria ir para casa… por isso, quando ele nos pergunta se queremos ir comer um granda bife, claro que dizemos que sim. E foi assim que fomos parar ao Faustino, para comer o Bife À Henrique, que nessa altura nem sequer estava na carta, tinha de ser pedido como se fosse segredo.
O Faustino é uma marisqueira, um daqueles sítios assim mais ou menos familiares, nos quais percebemos que os clientes e os empregados se conhecem bem. O espaço não é especialmente convidativo, com a luz muito forte, e há demasiada formalidade na palamenta e no serviço, mas pronto… E a verdade é que nas várias vezes que lá fomos, nunca vimos ninguém a comer marisco.
Ainda antes de chegar ao que realmente importa, e porque tenho de “encher chouriços” por razões de SEO, podemos dizer-vos que o Faustino é daqueles restaurantes com entradas já na mesa quando se sentam, para ver quem cai. E com outras entradas, maioritariamente marisco pequeno, a preços não muito convidativos. Provámos apenas umas, as Gambas à Guilho, bastante boas.
Na ementa há pratos tradicionais, sendo que só provámos a Açorda de Camarão – muito boa, e muito bem servida – e o Bacalhau à Lagareiro, que ainda que venha inundado em azeite como se quer, precisava de ser melhor temperado, porque lhe falta sal para dar sabor.
Pronto, já perdemos demasiado tempo com rodeios, não foi? Vamos ao Bife? Vamos lá!
Em baixo, nesta fotografia bem enquadrada, têm então o Bife à Henrique. Que é o Melhor Bife que já comemos (dentro deste género de bife à Portuguesa). Tudo é perfeito: a peça de carne, o ponto em que é servida, o molho puxado a alho e manteiga, o ovo estrelado por cima. Até as batatas fritas, que muitas vezes são o elo mais fraco, aqui no Faustino fazem jus ao Bife À Henrique. Nós preferimos o corte do lombo, porque é mais alto e suculento, mas também há a versão vazia, e mesmo com a carne diferente, tudo se mantém igual. Ou seja, perfeito!
Como podem ver, o importante mesmo era o parágrafo anterior, porque só vamos ao Faustino por causa do Bife à Henrique. Ainda que as sobremesas sejam a segunda melhor coisa que lá provámos, tanto o Bolo de Bolacha como a Torta de Laranja. Mas depois de um bife daqueles, tudo sabe a pouco, não é?
Este texto foi curto, mas na verdade podia – devia! – ter sido ainda mais. Porque efetivamente a única razão que nos leva ao Faustino é o Bife à Henrique. E é uma razão que nos leva a ir lá várias vezes! Os clientes podem gostar do resto da comida, do ambiente familiar, do marisco, de tudo um pouco, e cada um é livre de gostar do que quiser. Nós só queremos mesmo aquele bife. Que, na nossa humilde opinião, é o Melhor Bife do Mundo!
Preço Médio: 30€ pessoa (o bife, versão lombo, acompanhado com vinho a copo)
Informações & Contactos:
Rua A Gazeta de Oeiras, 8-B | 2780-171 Oeiras | 961 501 334