Nem muito peixe, nem muita novidade…
Se calhar sou eu o único que acha estranho entrar num restaurante que se intitula “nova peixaria” e ver toda a gente a comer pregos ou hambúrgueres. Sei que a moda dos pregos e burguers de peixe chegou uns anos antes da pandemia e ainda está para ficar… mas então chamemos ao restaurante “Pregaria” ou outra coisa do género. Porque numa peixaria, devíamos ter uma lista extensiva de peixe, com vários tipos de confecção. Parece simples, não é?
Isto serve de enquadramento para a Nova Peixaria. Do grupo do Arigato e mesmo ao lado do Arigato Sushi House (naquela linha de restaurante no Parque das Nações, em frente ao Casino), talvez faça sentido numa questão de economia de escala – compramos mais peixe e dá para sushi e para outro restaurante. A nível de negócio, tem a sua lógica.
O problema aqui está na promessa que o nome nos faz, e que o conceito deturpa um pouco. Certo que até há opção de 3 peixes grelhados e ainda de paellas, mas isso fica basicamente na carta, porque o que vemos sair da cozinha para as mesas (tanto da esplanada como da sala interior) são pratos com bolos do caco e lá dentro temos pregos ou burgers. Só isso. O que faz da Nova Peixaria um restaurante igual a tantos outros que ainda andam por aí – e, já agora, uma espécie de clone do Prego da Peixaria… mas com menos pinta.
O Burger de Camarão e Cogumelos sabe mais aos últimos do que ao primeiro, e isso torna-o desequilibrado, enquanto o Prego de Atum e Queijo de Cabra é mais equilibrado a nível de sabores, sem dúvida, mas podia ter apenas o lombo de atum e ser mais fresco. São preferências. Tudo servido em bolo do caco, com os mesmos acompanhamentos, tudo igual.
O Prego do Lombo é surpreendentemente bom, com a carne a ser servida no ponto certo. Não há nada mais a dizer aqui, é o que é. E também bastante bons são os Rissóis de Garoupa que pedimos de entrada, saborosos e bem recheados (dão 15 a 0 à Salada de Polvo, que não está minimamente apurada).
Para sobremesa, o Bolo de Bolacha com Expresso, servido num frasco (típico…) mas demasiado maçudo. Nada é surpreendente, porque já vimos tudo isto noutros restaurantes, desde há muito tempo. Nem o serviço é uma surpresa, porque é lento e bastante atabalhoado. Talvez sejam estas as razões que fazem com que a Nova Peixaria seja o único dos 8 restaurantes dessa linha que não tem a esplanada cheia (e a sala completamente vazia)…
Lá está: a Nova Peixaria quando abriu já era igual a muitos outros restaurantes que surgiram nesses longínquos anos de 2014 a 2016, no meio da moda das hamburguerias e das petiscarias e tal. E continua a fazer exactamente a mesma coisa, sendo que essa moda agora já passou um bocado (felizmente). Mas, independentemente da moda ou não, se tivesse factores diferenciadores e que nos marcassem, ficaria na nossa memória. Só que não é esse o caso.
Preço Médio: 14€ pessoa (na versão preços/burgers, com cerveja)
Informações & Contactos:
Alameda dos Oceanos, Ed. Lisboa – lote 2.11.01 | 1990-223 Lisboa | 218942169