RESTAURANTE 3 NAUS

RESTAURANTE 3 NAUS

A tradição ainda é o que era.

Saímos de Lisboa para outras zonas do país menos vezes do que gostaríamos. E como muitas delas são em trabalho, é ainda mais difícil conhecer as particularidades de cada zona, tanto a nível cultural como a nível gastronómico. Por isso é que ficamos sempre entusiasmados quando existe a possibilidade de conhecer um restaurante novo algures aí pelo país. 

Isto serve de enquadramento para o Restaurante 3 Naus, no Sardoal (perto de Vila de Rei). Conhecemos bem a zona por termos uma casa de família lá perto, mas desconhecíamos completamente o restaurante. O que até faz confusão, porque o sítio e enorme e está mesmo à beira da estrada na entrada da localidade. O restaurante tem capacidade para 300 pessoas, serve casamentos e baptizados e, claro, almoços e jantares onde praticamente só encontramos famílias. 

Na mesa, logo ao sentar, pão e azeitonas (faltam as manteigas, mas estão à distância de um pedido), assim como um prato com mini pataniscas de bacalhau e uns enchidos. É simpático e aumenta a conta, mas alinhamos porque estamos em família e não nos apetece sair desse registo.

Os pratos principais vão chegando aos poucos, começando pelo Bacalhau à Zé do Pipo, que é muito bem servido a nível de tamanho mas é um exagero de bechamel no molho. O bacalhau e o puré estão bem, mas é tanto bechamel que acaba por se tornar enjoativo.

Muito melhores os pratos de carne, dois de porco e um de vitela. Começando por este, um dos ex-libris da casa: o Bife de Vitela com Molho da Casa, um excelente naco de bife, tenro e servido no ponto certo, com um molho tipo pesto fantástico. Não havendo pão (porque nos almoços de família somos menos “lontras” do que no dia-a-dia), foram as batatas fritas (caseiras e boas) a afogar-se no molho.

Mais dois pratos de carne, estes de porco: o Abanico de Porco Ibérico e o Lombo de Porco. Ambos bons e bem servidos, com destaque para o acompanhamento. A Cozinha Fervida é assim tipo umas migas ribatejanas mas mais húmidas, com a couve a envolver tudo o resto. Uma bela surpresa, para quem não conhecia, como nós.

Nas sobremesas não há assim nada tão surpreendente, ainda que tanto o Pudim de Ovos como o Semifrio de Caramelo cumpram perfeitamente o seu objectivo.

No fundo, o 3 Naus é como muitos outros restaurantes tradicionais espalhados pelo país fora. É um porto seguro para refeições de famílias, principalmente famílias da zona. Não tem nada de tão diferenciador que nos faça ir de propósito de Lisboa até ao Sardoal, mas também não precisa de ter, só precisa de ser bom e focar-se no cliente habitual. E só por isso consegue estar sempre bem composto e ser uma referência na zona. Pronto.

Preço Médio: 16€ pessoa (com vinho da casa)
Informações & Contactos:

Rua da Fonte, 105 | 2230-105 Sardoal | 241 855 333

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.