Que bela Caldeirada de Enguias!
Sim, é isso mesmo! Uma Caldeirada de Enguias. Uma coisa que nunca tinha provado e que me disseram que era uma coisa fantástica! E eu acredito em algumas pessoas, por isso aqui isto despertou-me a atenção. Por isso, no meio de uma roatrip gastronómica ao norte do País – onde terminámos na Residencial Borges a ter uma das melhores refeições do ano! – parámos para almoçar em Aveiro, onde fomos então conhecer a caldeirada de enguias do Restaurante Marinhas.
Restaurante tradicional, numa zona mais dormitória de Aveiro, daqueles que está cheio de famílias ao almoço. Somos atendidos com simpatia, nós e todas as outras mesas, porque aqui recebe-se bem. E vemos que a ementa tem várias entradas de enguia, por isso sabemos por onde é que devemos ir! Por isso mesmo, e como somos um grupo grande, começamos por pedir dois pratos que nos servem como entradas. E um deles são as Enguias Fritas com Arroz de Mar. Excelentes as enguias, bem fritas, estaladiças, com um fantástico molho a acompanhar. Ao arroz de mar faltava-lhe tempero e intensidade, sendo que melhora com o picante caseiro do restaurante. Mas, ainda assim, o que brilha são mesmo as enguias.
A outra entrada são uns Filetes de Polvo, que deixam mixed feelings na mesa… Porque no mesmo prato temos filetes onde on polvo está perfeito a nível de textura, e outros em que está esponjoso e quase incomestível… Parece estranho mas é verdade, e esta falta de consistência nunca é um bom sinal num restaurante.
Felizmente que depois todas as dúvidas se dissipam assim que chega à mesa a tal Caldeirada de Enguias. Na verdade não é bem uma caldeirada, está assim no meio entre isso e um ensopado, mas as terminologias agora não interessam nada. O que interessa é que isto é um prato fantástico, e que vale uma viagem de propósito até Aveiro para o provar! A enguia está perfeita, o caldo é maravilhoso e fica ainda melhor quando se acrescenta um outro caldo mais carnudo e picante servido à parte, como podem ver na foto em baixo. Dá-lhe toda uma outra densidade e torna esta caldeirada um dos pratos mais surpreendentes que provei este ano.
Termino a refeição com um Pudim, ainda que não seja um exemplar excelente deste tipo de sobremesa. Mas era mesmo só para terminar com algo doce, e sou o único na mesa – se calhar isso devia ter-me feito não pedir. Mas pronto, é o que é. Também a verdade é que depois daquela Caldeirada, havia pouco espaço para mais…
No fundo, o Restaurante Marinhas vale muito pela Caldeirada de Enguias. As outras coisas que provámos tinham altos e baixos, mas esta caldeirada é uma coisa do outro mundo! Não está na ementa, por isso é ligarem a reservar. E irem com fome, ou com um grupo muito grande, porque a dose é gigante. É claro que podem provar outros pratos, até porque na nossa mesa não conseguimos provar tudo o resto. Mas se há um ex-libris da casa, para quê inventar?
Preço Médio: 25€ pessoa, com vinho
Informações & Contactos:
Rua da Cavalaria 5, nº 4 | Barrocas | 3800-351 Aveiro | 234 197 679