Para quem quer petiscar no Pico, mas não só!
A Tasca O Petisca é, sem dúvida nenhuma, o restaurante de comida tradicional que mais recomendamos na Ilha do Pico, depois da nossa viagem. É verdade que ficámos fãs da vista do Magma Restaurante e do peixe fresco do Mar Sushi Terrace, mas no Petisca comem-se efectivamente os melhores petiscos açorianos. E pronto! 🙂
Chegamos sem reserva, mas o empregado arranja-nos prontamente uma mesa: “Deixem-me só limpar!”, grita ele, no meio da azáfama do restaurante. Cheio de simpatia genuína, dá-nos uma breve explicação da carta e aconselha-nos a ir para os petiscos, especialmente por causa do tempo de espera. Decidimos seguir o conselho, mas se tivéssemos ficado mais tempo na ilha tínhamos certamente voltado para provar os restantes pratos.
Começamos com o famoso Queijo Fresco com Pimenta da Terra, um clássico das ilhas e uma verdadeira delícia. Acompanhado por pão quentinho, é de comer e chorar por mais. Pedimos também umas Lapas Grelhadas, algo que nem era muito do nosso agrado, mas que aqui são tão boas, tão suculentas, a nadar num molho de manteiga delicioso.. que ficámos fãs!
Seguimos para as Cracas, um marisco típico dos Açores, cuja primeira vez que provámos foi na Tasca das Tias, na Ilha Terceira (podem ler aqui o que achámos). Apesar de ser um marisco com um aspecto estranho, acreditem que é delicioso. E ainda pedimos um Pica-Pau de Atum, um excelente escolha porque o peixe estava macio, quase a desfazer-se na boca, acompanhado de um molho de ir às lágrimas. Por fim, e já a “abarrotar”, provámos ainda a Linguiça com Compota de Amora, que resulta muito bem por causa do contraste entre o picante e o doce.
É certo que estamos a falar de petiscos, mas são doses boas, por isso, com o pão a acompanhar, acabam por encher. Daí que tenhamos saltado directamente para as sobremesas depois disto: uma Tarte de Limão Merengada e uma Mousse de Maracujá, ambas bastante boas.
Durante todo o jantar acabámos por falar imenso com quem nos estava a servir e percebemos só no fim que afinal se tratava do dono do restaurante. Tranquilizou-nos relativamente ao guia com quem íamos subir o pico e aconselhou-nos ainda a experimentar o novo restaurante de sushi da ilha. Ou seja, uma simpatia genuína, mesmo no meio da azáfama que o restaurante tem. E é essa simpatia, aliada à comida muito boa, que faz da Tasca O Petisca uma paragem obrigatória na Ilha do Pico!
Preço Médio: 25€ (com vinho)
Informações & Contactos:
Avenida Padre Nunes da Rosa | 9950 Madalena | 292 622 357