BRASA DE SASSOEIROS (Carcavelos)

Bons grelhados… e demasiado barulho.

Desde que nos mudámos para a zona de Oeiras que eu queria ir à Brasa de Sassoeiros. Não só porque conheço – e gosto! – da sua versão em Algés, mas porque passávamos por lá quase diariamente e ficava sempre curioso com o cheiro a grelhados que se podia sentir… e também com a quantidade de gente que, a determinadas alturas, estava a fazer fila à porta. E filas para entrar num restaurante só podem significar que há ali qualquer coisa de interessante.

Brasa de Sassoeiros

Mas, sempre que dava a sugestão, a minha cara metade dizia a mesma coisa: “É pá, não quero, é muito barulho, muita confusão, não consegues comer descansado…” E esta opinião era fruto de experiências prévias, em família, durante vários anos, o que significa que haveria ali um fundo de verdade. E muito barulho num restaurante é, pelo menos para mim, um grande turn-off.

Ora, calhou bem que, por motivos de um almoço de família, eu tivesse finalmente a oportunidade de ir conhecer a Brasa de Sassoeiros de Carcavelos. Almoço de grupo, num fim-de-semana… o que significa que aquele motivo que nos levava a adiar a visita… se confirmou. Tanto a sala interior como a esplanada fechada enchem facilmente com grupos maiores, o que significa que ficam barulhentas, muito barulhentas. É inevitável, porque são as pessoas que fazem barulho (e não os funcionários do restaurante), mas talvez uma melhor gestão das reservas ou organização da sala melhorasse essa situação. Que sim, acaba por ser desconfortável.

Mas depois há o resto, não é verdade? E o resto é, em primeiro lugar, um serviço eficaz e atencioso, mesmo tendo em conta o rácio de empregados para número de mesas. As coisas demoram um pouco, porque com a sala cheia isso é inevitável, mas ainda assim as coisas vão fluindo. E depois temos a comida, que acaba por atenuar muita coisa.

Brasa de Sassoeiros

A especialidade do Brasa de Sassoeiros de Carcavelos são os grelhados, assim como já acontecia no outro restaurante homónimo que já conhecemos. Mas aqui começamos ainda antes com o truque mais velho do livro da restauração, que são os vários pratinhos de entradas em cima da mesa assim que nos sentamos. Truque velho e gasto… mas no qual caímos sempre, porque ão há nada melhor do que nos sentarmos e começarmos logo a petiscar. Pão, fritos diversos, uma saladinha de polvo, uns queijinhos, um presunto… enfim, é o que é.

Por isso é que saltamos qualquer tipo de entrada do menu e passamos diretamente aos pratos, onde efetivamente toda a gente da mesa vai para os grelhados, especialmente de carne. Por exemplo, a Posta de Alcatra é uma escolha imperdível, e chega à mesa no ponto certo, carne muito boa, muito bem temperada, puxada ao alho. Acompanha com batata frita caseira – gosto dela cortada mais grossa, mas pronto – arroz branco sem grande sabor e uma boas migas ribatejanas. A estrela é a carne e não os acompanhamentos, por isso estamos muito bem.

Brasa de Sassoeiros
Brasa de Sassoeiros

Ainda nas carnes, pediu-se também a Picanha Grelhada no Carvão com Abacaxi, novamente uma carne com muita qualidade e bem grelhada, mas menos diferenciadora que a Posta, e a Alheira de Caça com Grelos Salteados, que cumpre muito bem o seu papel. Na ementa temos ainda alguns peixes, que podemos ver na montra de exposição à entrada do restaurante…

… e por isso podemos provar os Chocos Grelhados, servidos numa dose muito generosa e sem nada que lhes possa ser apontado, ou o Polvo Assado à Lagareiro, surpreendentemente tenro, bem regado com azeite como se quer. Não há aqui invenções, é só cozinhar bem a matéria-prima.

Brasa de Sassoeiros

As sobremesas não transformam o almoço na Brasa de Sassoeiros de Carcavelos em algo único, mas servem para fechar bem a refeição. São simples, (teoricamente) caseiras, e mais importante: são saborosas. Não percam o Pudim de Ovos, que é simplesmente divinal, mesmo para algo tão simples, e também ficam bem com o Bolo de Bolacha, com a textura certa e creme de manteiga, mas aqui despejamos um bocado do café que pedimos para acompanhar, e assim o sabor do bolo torna-se mais intenso.

Brasa de Sassoeiros

No fundo, o título diz tudo: o Brasa de Sassoeiros é uma escolha obrigatória para quem está na zona e quer comer grelhados muito bons. E também para quem não se importa de comer num ambiente que é inevitavelmente barulhento. Ou seja, é um restaurante perfeito para grupos. Ainda assim, a visita há muito tempo adiada serviu também para me mostrar que há aqui muito bom produto, e que quem está na grelha sabe o que faz. Por isso, mesmo com barulho, será um sítio a regressar.

Preço Médio: 22€ pessoa (com cerveja… mas atenção às entradas que já estão na mesa!)
Informações & Contactos:

Rua Gonçalo Velho Cabral, 90 | 2775-797 Carcavelos | 21 134 1921

1 comentário em “BRASA DE SASSOEIROS (Carcavelos)”

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.