RANA’S TWIST (Oeiras)

Um indiano que surpreende!

Há aqueles preconceitos que temos inevitavelmente em relação a alguns restaurantes. Um deles é o que diz que os restaurantes indianos são todos iguais (e que também acontece com os chineses). Isto acontece porque fomos sendo habituados a que os restaurantes indianos “normais” seguissem sempre uma mesma tipologia de decoração, de menu, de preços… ou seja, que fossem muito parecidos. Isto acontecia muito há uns 20 anos, especialmente em Lisboa, quando tínhamos restaurantes indianos quase em todas as ruas do centro da cidade. Já conhecíamos a decoração, o mobiliário, a ementa dividida entre proteínas, enfim, era tudo igual.

Felizmente a oferta foi mudando ao longo do tempo, e começaram a aparecer restaurante indianos mais específico ou com posicionamentos diferentes – casos do Chutnify ou do Oven, mais sofisticados, ou o Kerala ou o Laranja Tigre, com comida específicas de determinadas zonas da Índia. E começámos também a ver aparecer bons restaurante indianos, com uma cozinha diferenciada – quase de autor – a aparecer fora do centro de Lisboa. Como é o caso deste Rana’s Twist, em São Domingos de Rana.

Para nós, o Rana’s Twist foi uma agradável surpresa, e nem sequer teve a ver com as expectativas. Já seguíamos o restaurante nas redes sociais e pareceu-nos interessante, mas a verdade é que a comida é muito acima dos restaurantes indianos “normais”, tanto a nível da inovação como da apresentação e, claro, de sabor.

Estamos a falar de um restaurante que fica num bairro residencial de São Domingos de Rana, e que até pode passar despercebido porque fica parcialmente debaixo de umas arcadas. Irreconhecível de fora, mas acolhedor no seu interior, com decoração minimalista, mobiliário escolhido com bom gosto, iluminação bem seccionada. Destaque para uma parede com um mural onde ainda temos expostos alguns jarros com especiarias e ervas usadas na comida indiana. Como escrevemos antes, bom gosto acima de tudo, o que por si já difere da maioria dos restaurantes indianos.

rana's twist

Olhamos para a ementa e vemos maioritariamente pratos conhecidos, o que não nos chateia muito. Até porque começamos a ver as outras mesas do restaurante a encher com clientes habituais do bairro e, mais interessante ainda, famílias indianas. Lá está, é como nos restaurantes chineses: se os chineses lá comem, é porque deve ser bom 😉

Pedimos algumas entradas, e o que chama logo a atenção quando chegam à mesa é o cuidado na louça e nos empratamentos. É verdade que a comida indiana é cheia de cor, mas aqui nos Rana’s Twist há um cuidado extra na decoração dos pratos para nos parecerem ainda mais vibrantes. Como é o caso do Allo Tikk Chatt, uma batata panada e frita em farinha de grão, acompanhada com chutney de hortelã e coentros, chutney de manga, iogurte, romã, gengibre e coentros. Mais do que cores, aqui há muito sabor, há uma densidade incrível que nos deixa muito surpreendidos e com expectativas ainda mais altas.

rana's twist

As Samosas (chamuças) são um clássico dos restaurantes indianos, e também uma forma de comparar a qualidade de cada um. Aqui no Rana’s Twist temos umas chamuças muito boas, com massa crocante e aquele interior mais denso, já picante o suficiente. E, mesmo não sendo propriamente uma entrada, claro que pedimos o Cheese Garlic Naan, também muito bom.

rana's twist

Depois, os pratos principais, que sabemos que vamos partilhar, porque se trata de um restaurante indiano. O Chiken Tikka Massala é quase obrigatório, assim como um Byriani, neste caso o Rana’s Twist Byriani, um especial do Chef que leva frango, borrego e camarão no arroz cheio de especiarias. Certo, é especial, ainda que exista em todos os outros restaurantes indianos, mesmo com nome diferente… Enfim, o que importa é que há aqui muito sabor, são pratos que nos confortam, sem dúvida.

rana's twist

Mas o prato que se destaca mesmo é o Chicken Tandoori, que é sem dúvida dos melhores que já comemos. Sei que pode parecer simples, porque é um grelhado, mas tudo aqui estava perfeito: a carne no ponto certo, o sabor intenso, a mistura de vegetais que dão acidez ao conjunto, tudo excelente! Voltávamos ao Rana’s Twist só para voltar a provar pratos tandoori, de caras!

rana's twist

Duas sobremesas para terminar, e aqui preferimos experimentar pelo menos uma que não conhecíamos: a Rana Twist é banana frita, finalizada com mel e sementes de sésamo, nada de especial, na nossa opinião. Depois pedimos também uma Bebinca, claro, porque é outro clássico dos restaurante indianos… mas aqui é servida de forma demasiado complicada, o bolo polvilhado com coco e acompanhada de gelado, elementos que não faria falta nenhuma se a bebinca fosse inesquecível.

rana's twist

Ainda que não tenhamos terminado em alta, o Rana’s Twist foi uma grande surpresa! Não só pela localização, mas especialmente pelo cuidado que dá à comida indiana, a forma como quer mostrar que pode ser mais do que aquela que foi normalizada pelos indianos tradicionais que há um pouco por todo o lado. Há aqui uma tentativa de elevar a comida, mesmo que seja mais através de empratamentos e louças, assim como há aqui sabores muito bons, há mão para a cozinha. E o tandoori é mesmo muito bom, por isso, vai ser um espaço a repetir em breve.

Preço Médio: 25€ pessoa (com cerveja)
Informações & Contactos:

Praça de Azurite, 380 – Lote 50 A | 2785-812 São Domingos de Rana | 21 445 1047

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.