RESTAURANTE ESCONDIDINHO (Lagos)

Um segredo bem guardado. Ou não!

É fácil pensar no Algarve como um todo, e como um todo que é simplesmente um destino turístico. Praias, paredões e rua com lojas, clubes noturnos e, claro, restaurantes. Ou seja, é fácil achar que a maioria dos restaurantes no Algarve são restaurantes virados para os turistas, e que não há muita coisa assim mais tradicional… e genuína. Só que sabemos que isso não é verdade, aliás, nenhuma das constatações em cima: nem o Algarve é um todo, nem todos os restaurantes são virados para os turistas.

restaurante escondidinho

E esta introdução leva-nos a Lagos, uma cidade que não conhecemos assim tão bem – somos mais fãs da outra ponta do Algarve. Mas sabemos que Lagos, com as suas raízes de terra de pescadores e com um mar que tem inspirado gerações, tem em si a forte promessa de peixe fresco. É certo que nem sempre essa promessa é cumprida (infelizmente), mas também é certo que, quando se procura bem, encontramos “segredos escondidos” e que nos mostram que temos de deixar de ser preconceituosos. Foi o que nos aconteceu ao descobrir o Restaurante Escondidinho.

restaurante escondidinho

Era Verão, e foi dica de pessoas conhecidas e frequentadoras de Lagos. Queríamos algo típico, genuíno, mas acima de tudo onde conseguíssemos comer bom peixe. Este pequeno recanto, fiel ao seu nome, pode ser facilmente deixado de lado entre as ruas mais movimentadas da cidade – até porque fica na Rua do Cemitério, e o nome está longe de ser o mais aliciante. Mas não se deixem enganar pela sua fachada modesta com toldo branco genérico: no interior temos das melhores grelhas que temos experimentado no Algarve, e trata-se o peixe como deve ser.

restaurante escondidinho

O espaço é simples, e o melhor mesmo é ficar na pequena esplanada, onde felizmente não bate o sol. Em plena temporada de sardinhas, fomos exactamente à procura delas, e aquilo que encontrámos foram umas Sardinhas Assadas que eram uma verdadeira ode à arte de bem as fazer. Grelhadas na perfeição, estavam suculentas e com aquele toque de sal que apenas mãos experientes na grelha conseguem dar.

restaurante escondidinho

O segredo para o peixe é mesmo esse: alguém que o saiba trabalhar bem na grelha, sem deixar passar o ponto – o que acontece mais vezes do que seria de esperar. Para além das sardinhas, na mesa tínhamos também uma boa Dourada e ainda uma posta de Garoupa Grelhada que também ficou na memória. Acompanhamentos simples e eficazes – batata cozida, salada mista com pimento assado – que desempenham o seu papel. No fundo, a frescura do peixe e a habilidade na grelha é tudo o que é preciso, e foi isso mesmo que fomos à procura ao Restaurante Escondidinho.

restaurante escondidinho

Terminamos um excelente almoço com sobremesas típicas da região, com destaque para a Torta de Alfarroba e Laranja, com um equilíbrio perfeito de sabores. Ainda que a estrela do almoço tenham sido os peixes na grelha, é sempre bom terminar com um bom doce.

Resumindo, o Restaurante Escondidinho não é apenas mais um restaurante em Lagos, é antes uma ode àquilo que Lagos pode oferecer de melhor. Pode parecer exagerado, mas tendo em conta que cada vez é mais difícil encontrar restaurantes simples que sirvam comida boa, se calhar o exagero não é assim tão evidente. Em Lagos – e no Algarve em geral – encontrar um restaurante que faça jus à promessa do mar é raridade, mas o Restaurante Escondidinho honrou essa tradição com distinção. Uma visita obrigatória quando voltarmos a Lagos, sem qualquer sombra de dúvida.

Preço Médio: 18€ pessoa (com vinho da casa)
Informações & Contactos:

Rua do Cemitério, 2 | 8600-315 Lagos | 282 760 386

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.