RESTAURANTE OS GRELHADOS

Viva a vida de bairro!!!

Quem nos acompanha há mais tempo sabe que temos um ritual que acontece uma vez por mês: um jantar com a grupeta do #adorotascas … numa tasca, claro! É organizado à vez, e a ideia é ir conhecer sítios que não conhecemos, tascas daquelas à antiga, onde queremos é conversar, comer e beber. Ora, desta vez a escolha recaiu sobre o restaurante Os Grelhados, na zona de Moscavide, um restaurante onde a especialidade são… adivinhem: os grelhados!

Depois da verdadeira tarefa hercúlea que é encontrar lugar de estacionamento naquela zona, a um dia de semana à noite, temos a tarefa de encontrar o restaurante muito facilitada. Porque basta entrar naquela rua que começamos logo a sentir o cheiro a grelha e a ouvir o barulho que vem de dentro da sala. E tasca que é tasca tem barulho, claro!

Restaurante praticamente cheio, com famílias principalmente, jogo do Benfica a dar nas duas televisões, uma delas com som, para ninguém perder pitada. Os empregados fazem a sua dança desajeitada entre cadeiras mas páram em frente à televisão sempre que há uma jogada de perigo. Isto quer tenham travessa na mão ou não, é indiferente. Mas não lhes levamos a mal, porque estamos numa tasca, não há regras.

restaurante os grelhados

O que há são muitos pratos, quase todos grelhados, só para não nos esquecermos do nome do restaurante. Carnes, peixes, de tudo um pouco, para escolher consoante o gosto. E, para começar, temos Chouriço, Linguiça e Morcela, grelhadas e servidas em travessas cheias de cebola. São escolhas de vida, talvez.

restaurante os grelhados

Os pratos principais não demoram muito a chegar à mesa, nas mesmas travessas de inox que nos acompanham quase sempre nestes jantares. Acompanhamentos simples, como tem de ser, mas doses bem servidas, mesmo que saibamos que tudo vai ser partilhado. Como por exemplo as Ovas, pedidas e servidas de duas formas: à Lagareiro ou Grelhadas, ambas muito boas e carnudas, umas bem regadas com azeite e as outras acompanhadas de uma excelente batata frita caseira.

restaurante os grelhados
restaurante os grelhados

Outra dupla que é habitual nestes jantares de #adorotascas são as Iscas de Cebolada e a Carne de Porco à Alentejana, que aqui são dos melhores pratos (travessas) da noite, mesmo que nenhum dos dois seja grelhado. Em ambos, boa carne e bons acompanhamentos, tudo muito simples, como se quer numa tasca, mas com sabores apurados.

restaurante os grelhados

As travessas continuam a chegar à mesa e começamos a ter alguma dificuldade no Tetris em cima das toalhas de papel, porque entre copos e jarros de vinho, o espaço começa a ser pouco. As Lulas são pedidas na sua versão grelhada (claro), acompanhadas com batata cozida (claro!!!) e o Choco é pedido em duas versões diferentes, ora Frito (com batata frita e muito limão, o nosso fish & chips) ora à Lagareiro, com batata a murro, ambos muito bons.

restaurante os grelhados
restaurante os grelhados

Os Bifinhos de Cebolada já tinham acabado (talvez porque a cebola estivesse toda nas travessas dos enchidos?), por isso não quisemos pensar mais e vieram uns bifinhos normais, com arroz e batata frita, só para não estar a olhar para a lista outra vez. E o Piano, claro, o Piano Grelhado, para comer à mão e lambuzar os dedos, carne no ponto. É preciso saber dominar a grelha, e aqui percebemos que percebem bem disso.

restaurante os grelhados

As travessas com os restos (poucos) dos pratos principais voltam para a cozinha, mas os jarros de vinho continuam a chegar à mesa. Até porque ainda faltam as sobremesas que, num jantar #adorotascas são sempre uma de cada. Aquilo a que não estamos habituados é haverem mesmo tantas sobremesas como pessoas na mesa! N’Os Grelhados temos 9 sobremesas diferentes (e ainda fruta, mas não vamos para esse lado): Mousse de Chocolate, Doce da Casa, Pudim, Arroz Doce, Mousse de Oreo, Baba de Camelo, Mousse de Manga e ainda outras duas que nem nos lembramos dos nomes. Tudo muito tradicional, tudo caseiro, nada extraordinário, mas não precisava de ser. São sobremesas para acompanhar conversas já bem regadas 😉

restaurante os grelhados sobremesas

No final do jantar há ainda tempo para o café e o último ritual da noite: o bagaço ou aguardente caseira, que é sempre uma roleta russa. No fundo, é como tudo numa tasca: vamos à sorte, vamos sem complexos nem expectativas, vamos simplesmente por ir, porque sabemos que vai ser genuíno. Os Grelhados é um bom restaurante na zona de Moscavide, uma boa opção para quem gosta de carne ou peixe na grelha, mas também de outros pratos típicos. E, acima de tudo, é um daqueles restaurantes de bairro, onde se sente a vida de bairro, com clientes que se conhecem uns aos outros e que já fazem parte da casa. E isto é o melhor que se pode encontrar numa tasca, esta extensão de nossa casa, dos nossos amigos. Assim a vida é perfeita! 🙂

Preço Médio: 15€ pessoa (com vinho da casa)
Informações & Contactos:
Rua António Maria Pais, 16 | 1885-009 Moscavide | 21 944 25 67
Não tem Multibanco.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.