RESTAURANTE LUCIANA (Oliveira de Frades)

Que bacalhau fantástico!

É-nos impossível conhecer – quer seja de visitar ou apenas de nome – todos os restaurantes do País. Até gostávamos, mas não dá… e especialmente em zonas mais afastadas de Lisboa, o que vamos conhecendo são os sítios das zonas que vamos visitando. Sítios esses que já estão na nossa lista de restaurantes a visitar há muito tempo, ou que simplesmente nos aparecem à frente assim do nada. Como é o caso do Restaurante Luciana, sobre o qual vimos um vídeo no Instagram do Chef Ljubomir Stanisic, onde elogiava de forma efusiva o bacalhau na brasa.

Bacalhau na brasa? Ora, parece-nos muito bem! Então, num regresso a casa vindos do norte, fizemos um pequeno desvio para ir experimentar esta especialidade 😉

restaurante luciana

O Restaurante Luciana até fica um pouco isolado de uma localidade assim mais “principal”, e o gps não ajuda nada porque manda-nos por umas estradas menos alcatroadas. Mas quando lá chegamos, a primeira sensação é a de calma, muita calma. O restaurante fica à beira do Rio Vouga, e a paisagem é muito relaxante. Não, não há vista para o rio de dentro da sala, mas não deixa de ser uma boa entrada. Já no interior, estamos num espaço amplo, ao qual as paredes de pedra e as vigas de madeira no teto dão aquele ar rústico que é sempre acolhedor.

Por falar em acolhedor, o primeiro grande destaque é mesmo para o serviço. Desde o momento que ligámos a fazer a reserva, houve sempre uma simpatia enorme do lado de lá do telefone, simpatia essa que podemos depois comprovar durante todo o nosso almoço. Um sorriso constante, atenção ao que vamos precisando, sempre a pergunta sobre se estamos a gostar. Nem sempre nos sentimos tão à vontade num restaurante como nos sentimos no Restaurante Luciana.

Mas viemos pelo bacalhau, não foi? Então vamos ao bacalhau, e sem mais demoras, porque não é preciso nenhuma entrada já que as doses são bastante grandes. A estrela da ementa é o Bacalhau Assado na Brasa, servido com batatas a murro. O bacalhau chega à mesa em postas enormes, mas mais do que a quantidade, o que se destaca é a qualidade: bacalhau no ponto, a lascar na perfeição, equilibrado no sal e no alho, bem regado em azeite. Às vezes o bacalhau na brasa tende a ficar seco, o que não acontece de todo aqui, o interior está suculento como se quer. Boas batatas também, e ainda pedimos uma bela sala mista.

restaurante luciana

Como escrevemos anteriormente, as doses são bem servidas, mas ainda pedimos umas Lulas Grelhadas, só para variar. Boas, mas não tão impressionantes como o bacalhau, temos de ser honestos. Porque o bacalhau é mesmo fora de série 🙂 Não conseguimos evitar a comparação com o bacalhau na brasa do Fuso, na Arruda dos Vinhos, mas mesmo tendo ambos as mesmas dimensões generosas, este do Luciana é mais suculento, mais saboroso.

restaurante luciana
restaurante luciana

O almoço foi relativamente rápido, mas não por nos estarem a apressar, apenas porque o bacalhau chega rapidamente à mesa… e porque estávamos com fome. Houve ainda tempo para duas sobremesas caseiras, um Leite Creme e um Pudim, coisas simples e bem feitas, que servem para dar aquele toque doce no final da refeição – e para trocar mais algumas palavras simpáticas com os vários elementos da família que gere o restaurante.

No final, a conta não foi barata nem cara, foi um preço justo para o que comemos, tanto a nível de quantidade como especialmente na qualidade. Foi preciso um vídeo no Instagram para nos dar a conhecer o Restaurante Luciana, mas o que importa é que lá fomos ter… e ficamos muito bem impressionados não só com o maravilhoso bacalhau como também pela simpatia com que fomos recebidos. É bom saber que ainda há restaurantes assim! 🙂

restaurante luciana

Preço Médio: 25€ pessoa (com vinho da casa)
Informações & Contatos:

Casal de Sejães | 3680-300 Oliveira de Frades | 232 799 343

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.