Que bacalhau fantástico!
É-nos impossível conhecer – quer seja de visitar ou apenas de nome – todos os restaurantes do País. Até gostávamos, mas não dá… e especialmente em zonas mais afastadas de Lisboa, o que vamos conhecendo são os sítios das zonas que vamos visitando. Sítios esses que já estão na nossa lista de restaurantes a visitar há muito tempo, ou que simplesmente nos aparecem à frente assim do nada. Como é o caso do Restaurante Luciana, sobre o qual vimos um vídeo no Instagram do Chef Ljubomir Stanisic, onde elogiava de forma efusiva o bacalhau na brasa.
Bacalhau na brasa? Ora, parece-nos muito bem! Então, num regresso a casa vindos do norte, fizemos um pequeno desvio para ir experimentar esta especialidade 😉

O Restaurante Luciana até fica um pouco isolado de uma localidade assim mais “principal”, e o gps não ajuda nada porque manda-nos por umas estradas menos alcatroadas. Mas quando lá chegamos, a primeira sensação é a de calma, muita calma. O restaurante fica à beira do Rio Vouga, e a paisagem é muito relaxante. Não, não há vista para o rio de dentro da sala, mas não deixa de ser uma boa entrada. Já no interior, estamos num espaço amplo, ao qual as paredes de pedra e as vigas de madeira no teto dão aquele ar rústico que é sempre acolhedor.

Por falar em acolhedor, o primeiro grande destaque é mesmo para o serviço. Desde o momento que ligámos a fazer a reserva, houve sempre uma simpatia enorme do lado de lá do telefone, simpatia essa que podemos depois comprovar durante todo o nosso almoço. Um sorriso constante, atenção ao que vamos precisando, sempre a pergunta sobre se estamos a gostar. Nem sempre nos sentimos tão à vontade num restaurante como nos sentimos no Restaurante Luciana.
Mas viemos pelo bacalhau, não foi? Então vamos ao bacalhau, e sem mais demoras, porque não é preciso nenhuma entrada já que as doses são bastante grandes. A estrela da ementa é o Bacalhau Assado na Brasa, servido com batatas a murro. O bacalhau chega à mesa em postas enormes, mas mais do que a quantidade, o que se destaca é a qualidade: bacalhau no ponto, a lascar na perfeição, equilibrado no sal e no alho, bem regado em azeite. Às vezes o bacalhau na brasa tende a ficar seco, o que não acontece de todo aqui, o interior está suculento como se quer. Boas batatas também, e ainda pedimos uma bela sala mista.


Como escrevemos anteriormente, as doses são bem servidas, mas ainda pedimos umas Lulas Grelhadas, só para variar. Boas, mas não tão impressionantes como o bacalhau, temos de ser honestos. Porque o bacalhau é mesmo fora de série 🙂 Não conseguimos evitar a comparação com o bacalhau na brasa do Fuso, na Arruda dos Vinhos, mas mesmo tendo ambos as mesmas dimensões generosas, este do Luciana é mais suculento, mais saboroso.


O almoço foi relativamente rápido, mas não por nos estarem a apressar, apenas porque o bacalhau chega rapidamente à mesa… e porque estávamos com fome. Houve ainda tempo para duas sobremesas caseiras, um Leite Creme e um Pudim, coisas simples e bem feitas, que servem para dar aquele toque doce no final da refeição – e para trocar mais algumas palavras simpáticas com os vários elementos da família que gere o restaurante.

No final, a conta não foi barata nem cara, foi um preço justo para o que comemos, tanto a nível de quantidade como especialmente na qualidade. Foi preciso um vídeo no Instagram para nos dar a conhecer o Restaurante Luciana, mas o que importa é que lá fomos ter… e ficamos muito bem impressionados não só com o maravilhoso bacalhau como também pela simpatia com que fomos recebidos. É bom saber que ainda há restaurantes assim! 🙂

Preço Médio: 25€ pessoa (com vinho da casa)
Informações & Contatos:
Casal de Sejães | 3680-300 Oliveira de Frades | 232 799 343