UN POCO LOCO (Aveiro)

O primeiro mexicano de Aveiro!

Gosto muito de comida mexicana, especialmente a street food. E esse gosto ficou ainda maior depois da nossa viagem ao México, onde provámos de tudo e mais alguma coisa. Tacos e margaritas… há melhor combinação?! 😉 Por isso, é normal que fique sempre entusiasmado com a ideia de ir a um restaurante mexicano, ainda que a maioria das vezes a experiência seja repetitiva e não saia do registo da normalidade. Há poucos mexicanos realmente genuínos, mas isso é normal com gastronomias que não a nossa, não é verdade? Ainda assim, vou sempre e experimento. E desta vez experimentei um mexicano… em Aveiro.

O primeiro mexicano de Aveiro

O Un Poco Loco é um restaurante mexicano, o primeiro a abrir em Aveiro. Até parece não fazer muito sentido, mas na realidade a internacionalização das gastronomias permite exactamente isso: uma multiculturalidade a nível de ofertas de restauração. Quando abriu foi pela mão de um ex-concorrente do Masterchef, o Daniel Cardoso, mas ele depois saiu do projeto e, ao contrário do que se podia pensar, o Un Poco Loco foi-se aguentando e sobrevivendo a modas, pandemias e afins. O que é muito positivo para o restaurante.

O espaço segue um bocado a linha de decoração dos mexicanos um pouco por todo o Mundo, até mesmo no próprio México: máscaras, pinturas, bandeirolas coloridas. Quando entramos o principal destaque é a zona de bar, onde as prateleiras nos mostram dezenas de variedades de tequila e mezcal. A própria lista dá destaque a isso, assim como aos cocktails… porque afinal não há comida mexicana sem tequila! 😉

O primeiro mexicano de Aveiro

Vamos então à comida. O Un Poco Loco até se identifica como uma taqueria, mas na realidade há várias outras opções na carta para além dos tacos, o que é bom, para variar um pouco. Começamos, claro, por pedir Guacamole e Totopos, para acompanhar uma Margarita – no fundo, é quase que a bitola de comparação dos restaurantes mexicanos. Aqui temos um guacamole que cumpre e uma margarita acima da média, ainda que servida numa dose um pouco abaixo da média. Mas pronto… Seguimos com uns Huevos Rancheros, que é uma bomba calórica numa tigela: totopos, queijo derretido, frango, jalapenos, ovo, frijoles, pico de gallo, pimentos assados, cebola e ainda um sour cream por cima, como se não bastasse tudo o resto. Não é nada de extraordinário, mas cumpre a sua função, que é promover a partilha e abrir as veias!

Depois pedimos então vários Tacos diferentes. Na generalidade são bem feitos, ainda que algumas tortilhas pareçam industriais, e tenham mais recheio do que deviam – mas isso é uma coisa muito comum nos tacos servidos for do México, a proporção do recheio vs a tortilha é sempre exagerada. Além disso, todos os tacos que provámos vinham já com algum tipo de molho, o que condiciona logo o sabor dos ingredientes. Seria melhor que fosse servido à parte e depois coloca-se a gosto. Provamos os Tacos de Carne Assada e os Tacos de Paquito (com frango com molho picante), e depois os Tacos Shell de Lubina, cuja tortilha é mais espessa e dura, estes com filete de robalo e pasta de abacate. Mais diferenciadores, estes últimos.

O primeiro mexicano de Aveiro
O primeiro mexicano de Aveiro

Provámos ainda uns tacos que entretanto já saíram da carta, os Tacos Poco Loco: lombo de buey gallego, queijo, salsa chipotle, cebola em pickle e caramelizada, estes numa versão “faça você mesmo”, bem interessantes. No fundo, nada a apontar aos ingredientes em si, o que é já muito bom, tendo em conta a maioria dos mexicanos que existem um pouco por todo o lado.

O primeiro mexicano de Aveiro

Como sempre – assim como o guacamole – terminamos a refeição no Un Poco Loco com o Bolo 3 Leches, a sobremesa típica mexicana, com 3 texturas diferentes de leite. Aqui é servido com uma calda de morango que era desnecessária, mas de resto cumpre a sua função de fechar a refeição com mais uma coisa gorda 🙂

No geral, o Un Poco Loco é um bom restaurante mexicano, e tem crédito extra por ter sido o primeiro a abrir em Aveiro. O espaço tem pinta, as margaritas são boas, a comida cumpre e não é mais caro do que outros mexicanos – sendo que um mexicano fica sempre caro por causa das bebidas e das pequenas coisas que vamos pedindo para picar. Não há aqui nada que seja inesquecível e me faça querer ir lá de propósito desde Lisboa, mas quando estiver novamente naquela zona, é provável que regresse. Porque, como escrevi no início, quem é que resiste à combinação tacos e margaritas?! 😉

Preço Médio: 30€ pessoa (com margarita)
Informações & Contactos:

Rua Eça de Queiroz, 36 | 3810-109 Aveiro | 913 667 542

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.