Fusão, Confusão, Desilusão.
Ponto prévio: só fomos ao Wasabi Papi por uma questão de conveniência. Estávamos naquela zona com pouco tempo para almoçar e as opções que tínhamos em primeiro lugar estavam cheias. Por isso, resolvemos arriscar, mesmo sem expectativas e sabendo que esta fusão de japonês e mexicano poderia resultar numa grande confusão. E não aconteceu só isso, como também uma desilusão completa. Mas temos a consciência que fomos nós que tomámos esta decisão.
O Wasabi Papi fica em Carcavelos, numa praceta relativamente perto da praia, onde efetivamente há muitos outros restaurantes. Este caracteriza-se por apresentar uma fusão entre comida japonesa – sushi, claro – e comida mexicana. Ou seja, temos sushi e tacos, numa mesma ementa que é, já por si, bastante confusa. Acredito que a maioria das pessoas opte por um ou por outro… mas nem a parte mexicana ou a parte de sushi são especialmente interessantes, pelo menos na nossa opinião. O espaço interior é simpático, mas a esplanada é mais agradável, protegida debaixo de umas arcadas, ideal para qualquer tipo de condição meteorológica.
Como escrevemos em cima, a ementa espelha a confusão do conceito do próprio restaurante: japonês (ou antes, sushi), mexicano, algumas coisas separadas e outras misturadas. Aquela fusão que à partida já não faz muito sentido, e que ainda faz menos quando começamos a comer. Por exemplo, os Tacos Maguro, com atum, arroz, guacamole, ovas e cebolinho, uma mistura meio mexicana meio japonesa mas demasiado complicada nos sabores, numa espécie de tortilha frita e crocante que não tem graça nenhuma. Mais simples – e por isso menos más – são as Gyozas de Frango e Vegetais, que cumprem, ainda que o molho de soja por cima seja dispensável.
Depois, pedimos algum sushi, porque acreditámos que seria onde estaríamos mais “seguros”. O Gunkan Papito mistura as cozinhas no nome e tem atum, alho francês, ovo de codorniz, ovas, cebolinho e molho picante – que de picante tem zero – e não resulta nada mal. Ao lado na foto, o Combinado Ichi, com 15 peças de sashimi e 10 de sushi variado, mas todo de fusão, com molhos desnecessários, toppings a mais, arroz sem sabor nenhum. O peixe em si não é mau, é apenas limitado ao salmão, atum e o célebre “peixe branco”, que quando perguntamos qual é, nem sempre nos sabem indicar. Não esperávamos mais do que isto, e é o que recebemos: normalidade.
O pior do almoço é o Cheeky Chicky, outro pratos com nome engraçado… mas sem graça nenhuma. Tortilhas (mais ou menos) tostadas, tiras de frango temperadas com tempero mexicano, feijão preto, milho e queijo, acompanhadas com nachos e salsa vermelha. Aqui o problema está tanto nas tortilhas – que são claramente daquelas de compra, sem sabor nenhum, e como estavam assim só mais ou menos tostadas tinham a textura de cartão – como também no recheio, que de “tempero mexicano” tem zero, é basicamente uma mistura de ingredientes desinteressantes. E nem sequer os nachos ou a salsa safam o prato…
Curiosamente, o que gostámos mais do almoço foi a sobremesa, um belo Gelado de Wasabi, também de compra mas mesmo muito bom. Pena vir também com molho de chocolate por cima, completamente desnecessário e sem sentido nenhum, mas pronto. O gelado em si é muito bom, tanto que perguntámos de onde era e acabámos por comprar depois para casa. Onde comemos simples, sem coisas por cima.
Voltamos ao início: fomos nós que decidimos ficar no Wasabi Papi. Mesmo percebendo que era daqueles restaurantes de fusão e que provavelmente ia ser uma confusão enorme. Que foi mesmo. Até se pode aceitar alguma complexidade na cozinha japonesa, ainda que o melhor sushi seja o mais simples, aquele que dá destaque à boa matéria-prima. E a cozinha mexicana, especialmente neste registo mais street food, vive igualmente da simplicidade e do sabor. Por isso, esta misturada de ingredientes e influências dificilmente ia dar certo. É certo que isto são tudo opiniões, mas achámos que o Wasabi Papi tenta ser mais complicado do que deve ser, e isso faz com que nem a parte japonesa nem a mexicana sejam efetivamente bem conseguidas. E há representantes muito melhores de cada uma dessas gastronomias a poucos minutos de caminho…
Preço Médio: 28€ pessoa (com cerveja)
Informações & Contactos:
Praça Do Junqueiro, 15 | 2775-597 Carcavelos | 910 296 000
sim o wassapi tem varios espacos: esplanada a frente, sala interior e outra sala tipo jardim fechado com possibilidade de abertura nos dias quentes.
o serviço e qualidade tem vindo a piorar e os preços a subir.A escassos 15 m tem o Jasmim, um chines com sushi, um restaurante sem pretensoes mas com relacao preço/qualidade bastante bom.
Boa tarde, apenas para comparação, qual seria o japonês de referência nesta zona? Obrigado