MANÁPULA

O Segredo está na Massa!

Sim, é verdade que é o slogan da Telepizza, mas não podíamos estar mais distantes desse tipo de pizzas. Aqui no Manápula as pizzas têm identidade, personalidade e, acima de tudo, muito sabor. Não são combinações complicadas mas surpreendem-nos. E se as mãos por detrás da pizzas podem ter toda a mestria, aquilo que nós sentimos na mesa é que a massa é a estrela desta pequena pizzaria da Ajuda!

Não é fácil abrir restaurantes novos num bairro tão “fechado” como a Ajuda. Por mais que tenha cada vez mais ex-pats e famílias jovens, trata-se ainda de um bairro muito familiar, com uma população que, mesmo não sendo envelhecida, está habituada aos seus rituais e não foge muito deles. E isso acontece com os restaurantes também, onde há clássicos que estão sempre cheios – como o Jorge D’Amália, a Churrasqueira do Marquês ou o Espaço Açores, por exemplo – e por isso deixam menos espaço para sítios novos que vão abrindo.

Ainda assim, o Manápula abriu no início de Março no Largo da Paz, onde a concorrência direta é um dos poucos casos de sucesso de novas abertura na zona – o Mestrias. O Manápula ocupa um espaço que antes era um café dedicado aos brunchs, mas felizmente não tem nada a ver com isso: é uma pizzaria, tão simples como isso. Pizzas, algumas entradas e sobremesas, e está feito.

A única coisa que é menos simples é decifrar a ementa, porque como estamos no registo de um restaurante conceptual – Manápula, mãos, etc… estão a ver? Isso leva-nos a uma ementa em que os pratos têm todos nomes relacionados com expressões que usam a palavra “mão”, o que nos obriga depois a perder tempo a ler as descrições, que como estão em português e inglês, tornam o processo de decisão um bocado confuso e demorado. Gosto de restaurantes com um conceito, mas isso não pode prejudicar a experiência do cliente. Enfim…

manápula

Mas seguimos com a comida, e é aqui que vamos justificar o título deste artigo. Porque aquilo que sentimos, desde as entradas às pizzas, foi que a massa feita aqui no Manápula é mesmo muito boa! Textura certa, sabor, resistência para aguentar os ingredientes, sem se sobrepor. Como acontece, por exemplo, na entrada “Sem Mãos a Medir”, que é um rolinho de massa de pizza recheado com molho de tomate, mozzarella Fior di Latte e ventricina (uma espécie de salame), recheio muito bom mas massa ainda melhor.

E esta sensação prolonga-se nas pizzas, cada uma com poucos ingredientes (como se quer!) e a deixar viver a massa, com bordas altas e fofas. A “À Mão de Semear” tem burrata, pecorino, courgete, alho, pimenta e azeite de manjericão, uma mistura fresca, muito apropriada para os dias de Verão que já vieram para ficar; e a “De Mão Estendida” tem molho de tomate, mozzarella Fior di Latte, cebola roxa, presunto e mel, mais aconchegante e tradicional, se quiserem, com o presunto, a cebola e o mel a criarem um contraste muito engraçado entre elementos doces e salgados.

manápula
manápula

Provámos ainda a “Mãos À Obra”, porque a base é pesto de pistáchio e isso chamou-nos a atenção. Além do pesto de pistáchio temos ainda mozzarella Fior di Latte, tomate cherry, burrata e pancetta. A mais surpreendente das três, sem dúvida, porque os ingredientes misturam frescura com algum conforto, o que resulta sempre bem. E, reforçamos mais uma vez, a massa faz toda a diferença! Mesmo a parte mais alta das bordas é deliciosa para se comer sem mais nada.

manápula

Há três sobremesas na carta, e duas delas deixaram-nos muito curiosos, porque parecem cada uma metade de um tiramisù. Mas como já estamos cheios das pizzas, pedimos a “Dar A Mão à Palmatória”, que resulta em camadas de bolachas com creme de leite condensado e natas aromatizadas com café. E é uma sobremesa do caraças!!! Não demasiado doce, super equilibrada, mas gulosa que se farta! A dose podia ser ligeiramente maior, mas pronto.

manápula

Saímos do Manápula a pensar que temos aqui um daqueles spots que se pode tornar um habitual, para quando quisermos jantar perto de casa. O espaço é simples mas giro, o serviço jovem e prestável (esperemos que isso não mude com o passar do tempo) e, acima de tudo, as pizzas são muito boas! O segredo está na massa, é verdade, e também nos bons ingredientes e na criatividade de quem pensou nestas combinações. E tudo isto faz com que este Manápula se vá tornar uma referência no meio dos restaurantes da Ajuda.

Preço Médio: 20€ pessoa (com cerveja)
Informações & Contactos:

Largo Paz, 1 | 1300-566 Lisboa | 912 226 717

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.