Será este o Melhor Cozido das Furnas?
Pois que não temos a certeza, mas há muita gente que diz que sim. Aliás, a discussão sobre qual é o melhor Cozido das Furnas é tão acesa na Ilha de São Miguel como a discussão de onde se come o melhor bife – se bem que nesse caso, para nós, o melhor continua a ser o da Associação Agrícola. Se pensarmos bem, é a mesma coisa com a discussão sobre onde se come o melhor Cozido à Portuguesa, no Continente, não é? Ou seja, cada um tem a sua opinião e a sua preferência. E nós fomos provar o Cozido das Furnas ao Vale das Furnas, na Ilha de São Miguel nos Açores, porque foi aquele que mais nos recomendaram, foi tão simples como isso.
Ora, o Vale das Furnas é o restaurante do Parque de Campismo das Furnas, e acreditamos que grande parte das pessoas nem deve saber como se chama efetivamente o restaurante, é apenas o “Restaurante do Parque de Campismo” (foi assim que nos foi indicado pela maioria dos nossos seguidores que o recomendaram). Fica, por isso mesmo, no tal parque de campismo, e é um espaço daqueles que dá para largas dezenas de pessoas, sem grande decoração, funcional. Fomos a um dia de semana ao almoço, por isso estava relativamente vazio, o que significa que o serviço foi célere, mas não sei se acontecerá o mesmo aos fins-de-semana, com a casa cheia.
A ementa é relativamente curta, até porque o destaque são mesmo os pratos especiais, cozinhados dentro das próprias furnas, na Caldeira, como está indicado: temos o célebre cozido, mas ainda existe feijoada, bacalhau e polvo, tudo por encomenda. Ainda olhamos para as entradas, que nesta ilha não variam muito da morcela com ananás ou lapas, mas como sabemos que vamos experimentar o cozido, ficamo-nos só pelo couvert (com queijo da ilha, claro!).
Mas vamos então ao célebre Cozido das Furnas. Ouvimos muitos comentários sobre este cozido cheirar a enxofre, pela forma como é cozinhado, mas honestamente parece-me que é tudo psicológico. Na verdade, a principal diferença que sentimos em relação ao cozido à portuguesa foi a falta de variedade, especialmente nas carnes e nos enchidos. Isso até poderia fazer algum sentido por estarmos numa ilha, mas tendo em conta que São Miguel até é das que tem mais produção própria, não me parece que seja por aí. Nada a apontar ao sabor nem à confecção do cozido, pena que o arroz que acompanha seja arroz branco normal e não um arrozinho com enchidos, mas pronto.
A dose é mais do que suficiente para duas pessoas, por isso terminamos o almoço a dividir apenas uma sobremesa, o Bolo de Caramelo e Pistachio, muito bom a nível de sabor e textura. Coisas simples, aliás, parece-nos que a simplicidade é a palavra-chave no Vale das Furnas. Não complicar, porque assim as pessoas voltam mais facilmente.
Não ficámos apaixonados pelo Cozido das Furnas, e nem tem nada a ver com o restaurante em si. Acreditamos que o Vale das Furnas até pode ter o melhor cozido das furnas de São Miguel, mas nós preferimos a versão do continente. São preferências, sei lá! Mas se estiverem na Ilha de São Miguel, é um bom programa para uma manhã: dar uma volta pelas furnas, ver como o cozido é feito nas caldeiras… e depois rumar ao Parque de Campismo para almoçar.
Preço Médio: 30€ pessoa (com vinho)
Informações & Contactos:
Sítio das Queimadas | Parque de Campismo | 9675-045 Furnas | Ilha de São Miguel, Açores | 296 584 307