TASQUINHA DO FUMO (Baião)

Onde há fumo, há definitivamente fogo!

São muitas as vezes que nos perguntam porque é que escrevemos maioritariamente sobre restaurantes em Lisboa. E a resposta é sempre a mesma: porque é em Lisboa que vivemos, por isso é inevitável. Mas gostávamos de viajar mais pelo País, é verdade, porque sabemos que há muitas pérolas espelhadas por norte e sul de Portugal. Pérolas como a Tasquinha do Fumo, em Baião, que já tínhamos na nossa lista interminável de restaurantes a visitar há muito tempo… e principalmente por causa deste prato que podem ver em baixo: Anho com Arroz de Forno.

A própria aproximação à Tasquinha do Fumo mostra-nos já que estamos num registo completamente diferente daquilo a que estamos habituados. O pequeno edifício assim meio isolado no meio do monte, com as paredes de pedra a esconderem completamente o seu interior. Vemos “locais” a olhar para nós enquanto nos aproximamos, porque somos forasteiros, mas recebem-nos sempre bem. E percebemos que ali toda a gente se conhece, toda a gente é de família. Talvez por isso mesmo, sentimo-nos em casa ao ponto de atravessar a pequena sala toda para ir espreitar o pequeno forno lá ao fundo, onde vemos algumas das coisas maravilhosas que vamos comer a seguir. Mas tudo a seu tempo 😉

Somos um grupo grande – mais ou menos o mesmo que tinha estado na noite anterior a “enfardar” na Residencial Borges até quase às 3h da manhã – por isso temos direito a uma mesa comprida onde já estão algumas entradas: Pão do bom, Presunto do excelente, e uma Farinheira que é do caraças!!! Não estamos propriamente com fome depois do jantar do dia anterior, mas é impossível começar a petiscar este tipo de produto e parar. Isto é maravilhoso!

Mas depois começam então a chegar à mesa as entradas que queremos mesmo provar. Por um lado, a Cebola Nova em Vinagre de Vinho Tinto, que parece uma coisa completamente estranha, mas que é apenas deliciosa! Não estamos habituados a comer cebola crua sem mais nada, mas esta está encharcada de vinagre tinto e bem temperada com sal, e todo o conjunto é fantástico! Praticamente toda a gente na mesa fica surpreendido no início… mas depois a cebola desaparece toda! E quase com a mesma rapidez, desaparece a entrada seguinte: o Bazulaque. Ora… o Bazulaque é um prato típico da zona, e que basicamente consiste nos miúdos do anho (colaça, coração, rins e fígado) cozinhados com outros enchidos num tacho, com vinho tinto e, claro, o sangue do anho cozido. Tem um quê de cabidela, sim senhor, mas sem tanta acidez, o que torna ainda mais num prato de conforto. De comer e chorar por mais, malta!

Estávamos cheios da noite anterior, não era? Só que não dava para estar cheio, porque depois das maravilhosas entrada, começa a chegar à mesa o prato principal, uma das razões que nos levou a Baião. Primeiro chega uma forma gigante de Arroz de Forno, que é excelente…

… e depois chega o resto: o Anho Assado no Forno, acompanhado nas travessas com batata assada. O anho é, no fundo, um cordeiro, e por isso a sua carne tem uma textura e um sabor fenomenais. Ora, assado neste forno da Tasquinha do Fumo, este Anho Assado no Forno é uma das coisas mais incríveis que comemos em 2023! Carnudo, cheio de sabor, e até as batatas lhe faziam justiça! Aliás, Anho, Batatas, Arroz de Forno… tudo fantástico!

E não é que depois de tudo isto ainda chegam à mesa umas quantas sobremesas para dividir?! Parece mentira, mas não conseguimos evitar comer. Porque tudo aqui na Tasquinha do Fumo é feito com tanto amor e tem tanto sabor que é impossível não se dar uma colherada e não continuar a comer. Estamos a falar de coisas simples como um Bolo de Bolacha ou uma Pêra Bêbada, um Leite Creme ou um Pudim de Ovos, tudo feito de forma muito simples e competente, com bons ingredientes e tudo muito saboroso e guloso. Um final perfeito!

Só que ainda nem sequer foi o final! Porque o almoço na Tasquinha do Fumo termina com um café de cafeteira fenomenal e ainda um conjunto de licores caseiros que ajudam a digerir a comida. Uns mais adocicados, outros mais fortes, é daqueles miminhos que nos faz gostar de um restaurante. Como se precisássemos de gostar ainda mais da Tasquinha do Fumo!

O ditado diz que “onde há fumo, há fogo”. Ora, aqui o fumo é real e o fogo pode ser uma metáfora, no sentido em que a Tasquinha de Fumo é um restaurante daqueles a colocar na lista dos “a visitar” e ir o mais rapidamente possível. Há aqui um ambiente fantástico, ao que se juntam produtos incríveis e uma mão fantástica para os cozinhar. Fomos pelo Anho Assado no Forno, ficámos rendidos à Cebola com Vinagre e ao Bazulaque. E terminámos as sobremesas todas e ainda os digestivos, mesmo sabendo que tínhamos uma viagem de regresso a Lisboa. Porque quando estás a ser bem tratado, não pensas no que vai acontecer a seguir: queres simplesmente viver o momento!

Preço Médio: 20€ pessoa (com vinho, mas só com um prato)
Informações & Contactos:

Rua de Almofrela | 4640-165 Baião | 255 541 120
Nota: Não tem Multibanco.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.