OS MELHORES DE 2023

… isto a nível de pratos, claro. E, como sempre, na nossa opinião 😉

Porque é sempre difícil fazer tops de restaurantes, já que nem sempre a nossa opinião geral coincide com a de um prato específico. E porque muitos dos restaurantes cujos pratos vão aparecer neste top vocês já conhecem bem, mais que não seja porque vêm que os frequentamos regularmente. E até há alguns destes pratos que foram one shot ou que já saíram de ementas, vejam lá! Ou seja… o que interessa mesmo é que esta é a Lista dos Melhores Pratos que Comemos em 2023. Sem nenhuma ordem especial, aqui vamos nós:

As Chamuças de Frango Assado, no Laranja-Tigre, que não só foi uma das aberturas do ano, como tem estas fantásticas chamuças que são de comer e chorar por mais!

O surpreendente Bitoque de Tomate, no Copo Largo! O prato é completamente inesperado (e sazonal), o restaurante é a taberna moderna do ano e um dos novos melhores spots de Lisboa.

Aqui é mais difícil escolher algum momento, por isso é Todo o Menu Omakase do Omakase Ri, que se continua a destacar, mesmo num ano em que começaram a aparecer mais restaurantes do género.

A relembrar a epopeia gastronómica que fizemos em dois dias, o maravilhoso Arroz de Aba de Vitela, um prato especial servido na Residencial Borges, que foi o melhor arroz que comemos este ano!

Num ano que viu acontecer uma batalha pelo melhor bitoque de Lisboa, eis que o nosso escolhido é o Bitoque, na Adega Solar Minhoto. Quem não conhece, não sabe o que está a perder!

A simples e singela Maionese de Raia, no Snack-Bar Dunas, em Cabanas de Tavira, a relembrar petiscos de Verão e cervejas fresquinhas.

Voltando à nossa semana de férias no Porto Santo, o que mais nos marcou foi a Espetada Regional, no Teodorico, o restaurante que mais gostámos na ilha dourada!

Já mais para o final do ano, este Tártaro de Porco Ibérico, Radicchio e Emulsão de Ostra, no sempre criativo e surpreendente Boi-Cavalo, do Chef Hugo Brito.

O Formosa foi um daqueles restaurantes novos que descobrimos este ano e que se tornou uma sensação, e para nós este Frango Frito Taiwanês foi um dos melhores petiscos que comemos em 2023.

A Orelha de Porco Crocante, no Páteo Real, em Alter do Chão, a mostrar que se pode facilmente dar um twist moderno à cozinha tradicional alentejana mantendo todo o maravilhoso sabor.

Das poucas sobremesas que nos surpreenderam este ano, esta Rabanada do Seiva, mas que nos foi servida no Emme, na Ericeira, e que é simplesmente perfeita!

Por falar em perfeição, aqui está o Cabrito Estonado, no Eliseu dos Leitões. Podemos dizer-vos que foi o melhor que já comemos, e até já comemos na sua zona original. É simplesmente fenomenal, e até o arroz de miúdos no forno e as batatas assadas lhe ficam à altura!

A Fatiota de Coelho é só uma das carnes trabalhadas de forma exímia na Brasa do Bairro, mas merece o destaque porque não conhecíamos e ficámos completamente fãs.

Se calhar estariam à espera de algo mais tradicional vindo do O Velho Eurico, mas na verdade este Berbigão Frio foi a coisa mais surpreendente que lá provámos este ano. Será que representa uma gradual mudança naquilo que estes meninos fazem? 😉

O Tagliatelle e Ragù de Borrego, no Tua Madre, em Évora, foi só um dos excepcionais pratos que comemos sempre que fomos até lá, muitas vezes de propósito. Se é um dos nossos restaurantes preferidos do País inteiro? Sim, sem dúvida!

Querem comer um excelente Arroz de Lampreia? Ora, é sem dúvida n’A Lúria, em Tomar! Tudo o resto também é muito bom, mas este arroz de lampreia é o melhor que já comemos!

Sim, é um “simples” Bacalhau Gratinado… mas é tão surpreendentemente bom que foi mesmo um dos pratos do ano. Servido no Padeiro, em Ponte de Sôr, com toda a simpatia do mundo.

Não podia faltar em qualquer top de pratos criado por nós alguma coisa do Sítio de Gente Feliz! E aqui estão estas Salsichas com Couve Lombarda, que são de uma simplicidade e conforto como não se encontra em mais lado nenhum! Viva o Sítio!!!

E, só por acaso, um dos últimos restaurantes onde fomos este ano foi o tão falado e badalado Canalha, do Chef João Rodrigues, onde a Gamba Cristal Panada com Ovo Estrelado (e já agora o Marmelo Assado com Gelado de Nata) sobressaíram tanto que entraram para este top!

E pronto, aqui está! Bom Ano… e boas comezainas!!! 🙂

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.