RESTAURANTES EM LISBOA (os nossos preferidos!)

RESTAURANTES EM LISBOA (os nossos preferidos!)

Lisboa é a nossa cidade. E é uma cidade em crescimento constante, assim como em contínua mutação a nível de oferta gastronómica. Os restaurantes de Lisboa são agora restaurantes de todo o Mundo. À comida tradicionalmente portuguesa foram-se juntando nos últimos anos todas as tendências da gastronomia mundial, o que faz com que a cena da restauração lisboeta seja cada vez mais vibrante e variada. Há muitos restaurantes em Lisboa, é verdade… mas todos temos os nossos preferidos.Por isso – e porque gostamos de partilhar tudo convosco – deixamos aqui um apanhado dos Restaurantes de Lisboa que mais gostamos. 

Tradicionais e Tascas!

São o tipo de restaurantes que mais gostamos, e mesmo no meio do “boom” das tendências da moda, conseguimos encontrar restaurantes em Lisboa verdadeiramente genuínos (e onde nos sentimos em casa).

restaurantes Lisboa O maravilhas

A Carne de Porco à Alentejana do Maravilhas

Como é o caso do Maravilhas (em Alcântara) ou A Tigelinha (perto do Martim Moniz), duas das nossas tascas preferidas e onde se come muito bem e muito barato. Ou ainda o Andorinhas, um dos nossos regulares, na Ajuda, aberto e a servir até à meia-noite!

restaurantes lisboa andorinhas restaurante tradicional ajuda lisboa sericaia

A sericaia do Andorinhas, a sobremesa que pedimos sempre.

O Lutador, também em Alcântara, tem os melhores caracóis de Lisboa e serve comida da boa até altas horas, enquanto o Planeta dos Temperos (em Santos) é perfeito para jantares de grupo baratos. 

A Tasca do Gordo fica no Restelo e serve grelhados dos bons, sendo que se querem um bom restaurante tradicional com comida portuguesa antes de ir beber um copo ao Bairro Alto, então o Zapata é a escolha ideal.

restaurantes lisboa a tasca do gordo
A Tasca do Gordo é especialista em grelhados dos bons!

E, claro, mesmo tendo uma nova morada, não nos podemos esquecer do Stop do Bairro e da sua maravilhosa cabidela!

O Stop do Bairro e a sua Cabidela

Italianos e outros “europeus”.

Restaurantes italianos há muitos em Lisboa, e alguns muito bons! Desde o clássico (e romântico) Come Prima em Alcântara até ao Il Matriciano em São Bento, onde a cozinha é o mais aproximada possível ao que se faz em Itália, ou ainda a nova “meca” lisboeta das pastas, o excelente Pasta Non Basta.

restaurantes lisboa pasta non basta
Spaghettoni Tartufo no Pasta Non Basta

No campo das pizzas também estamos muito bem servidos, entre espaços mais emblemáticos como o Casanostra (em Santa Apolónia) ou o Lucca (na Av. Roma) – restaurantes que “lutam” pelo título da melhor pizza de Lisboa – ou sítios novos e muito na moda, como o Mabiche Pizza e as suas excelentes pizzas… francesas!

restaurantes lisboa mabiche pizza
Uma das pizzas (francesas!) do Mabiche Pizza

Mas a Europa é mais do que a Itália, e em Lisboa temos representantes bem bons de outros países europeus! De Espanha temos o Mesón Andaluz, onde tanto a comida como o ambiente é bastante merecedora de visita; da Rússia, o excelente Stanislav Avenida, que nunca falha; ou mesmo o The George Pub, o melhor representante da (curta) gastronomia inglesa em Lisboa, com um bife Wellington muito bom!

restaurantes lisboa the george pub ingles lisboa baixa bife wellington
Bife Wellington no The George Pub. Need I say more?!

Asiáticos, mas de todos os tipos.

Os “asiáticos” foram a mais recente moda a chegar a Lisboa, restaurantes que englobam na sua ementa pratos de vários países da Ásia. Destaques claros para o Boa-Bao (pelo espaço, pelo serviço e pela comida fantástica), para o SOI, no Cais do Sodré, com a sua decoração inspirada na manga japonesa ou o mais recente Soão – Taberna Asiática (em Alvalade).

boa bao restaurantes lisboa
O Boa-Bao é uma viagem a toda a Ásia!

Mas há restaurantes mais especializados e que nos fazem “viajar” à séria. A comida chinesa, por exemplo, está muito bem representada no The Old House (mais sofisticado e caro) e no Grande Palácio Hong Kong (na Almirante Reis, onde quase só vemos chineses a comer).

Temos ainda dignos representantes da Tailândia no Quick Asia (que tem um dos melhores pad thai que comemos fora de Bangkok) e, claro, nunca podemos esquecer o fantástico Pho-Pu, onde efectivamente sentimos que estamos mesmo fora de Portugal.

restaurantes lisboa pho-pu
O Pho no Pho-Pu, um pedaço do Vietname na Mouraria.

E no caso da comida japonesa temos sushi de excelência no “clássico” Tomo (em Algés, que mais parece uma pastelaria mas tem comida de excepção), no Nómada (mais virado para a fusão e mais perto do Campo Pequeno) ou no mais exclusivo Go Juu (considerado por muitos o melhor japonês de Lisboa).

nomada-restaurantes lisboa
Um dos muito gunkan criativos e fenomenais do Nómada.

Do resto do Mundo

E não é só da Europa que temos bons restaurantes em Lisboa! As comidas do Mundo chegaram em força e podemos experimentar de tudo um pouco em restaurantes fantásticos!

el clandestino restaurante mexicano peruano tacos ceviches tequilla margaritas bairro alto lisboa taco pastor
Tacos, tacos e mais tacos…

Como o pequeno Aroma e Temperos (em Arroios), onde viajamos até ao Brasil com comida caseira e muito boa; ou a Associação Caboverdeana (na zona do Marquês de Pombal), onde a cachupa é acompanhada com música ao vivo e muita dança.

O Brasil aqui tão perto (em Arroios)…

A Cevicheria, do Chef Kiko Martins, é um peruano muito trendy mas com sabores tradicionais; o Fenícios Castilho (na Av. Liberdade) e o Mezze mostram-nos o que de melhor se faz na cozinha do Médio Oriente; e o Ribs & Company leva-nos ao registo de uma smoke house norte-americana.

ribs & company restaurante americano carnes fumadas odivelas ribs
… e as carnes fumadas do Ribs & Company.

Mexicanos há alguns, mas o melhor de todos é o Pistola Y Corazón, no Cais do Sodré, onde desde os tacos ao ambiente tudo é perfeito! E no registo indiano temos os clássicos Jesus É Goês (na Mouraria) ou a Casa Nepalesa (Praça de Espanha), até chegar ao mais recente e muito badalado Chutnify, no Príncipe Real, um indiano moderno.

Um pormenor do Chutnify, um indiano moderno.

Carnunga da boa

Lisboa está cheia de restaurantes com bons bifes e outros, mais recentes, que apostam nos cortes de carnes maturadas.

Neste campo (e em quase todos os outros), é impossível fugir ao Volver de Carne Y Alma, que não só é o nosso restaurante preferido em Lisboa como tem das melhores carnes da cidade!

noticia onde vamos jantar volver tem novo menu de almoço 6
No Volver de Carne Y Alma comem-se as melhores carnes de Lisboa!

Mas não ficamos por aqui, as alternativas são muitas. Desde espaços mais “trendy” como a Sala de Corte (agora renovada, no Cais do Sodré), o Atalho Real (no Príncipe Real, com a sua excelente esplanada), o Butchers, no Parque das Nações, com a melhor relação qualidade-preço, ou ainda o RIB – Beef & Wine (na Praça do Comércio)…

rib beef & wine restaurante sofisticado carne bifes pousada lisboa vinhos praça comercio lisboa t-bone
O T-Bone do RIB – Beef & Wine, assim uma coisa do outro mundo!

… até restaurantes mais emblemáticos como a Carvoaria Jacto (nos Anjos), o Tachadas (na Madragoa) ou o clássico dos clássicos, o Café de São Bento (com aquele que é considerado o melhor bife de Lisboa).

O KOB do Olivier vale todos os Euros que pagamos!

E, claro, nunca esquecer o fantástico KOB by Olivier.

Para ocasiões especiais

Restaurantes de Chef, restaurantes sofisticados, espaços para momentos especiais (por tudo e também pelo preço).

Lisboa está a tornar-se um paraíso para Chefs emblemáticos nacionais mostrarem as suas criações. Como por exemplo no Bistro 100 Maneiras, do Chef Ljubomir Stanisic, um dos restaurantes mais trendy do centro da cidade, ou o Yakuza First Floor, o japonês do Olivier, um dos melhores spots da cidade e o melhor japonês de Lisboa.

Uma das muitas criações do Chef Ljubomir Stanisic, no Bistro 100 Maneiras.
No Yakuza First Floor temos sushi excelente e muita gente bonita.

No campo das Estrelas Michelin, é incontornável visitar o LOCO do Chef Alexandre Silva, uma experiência única e maravilhosa. Ou o Eleven, no topo do Parque Eduardo VII, que continua a manter a sua estrela e a alta cozinha internacional.

loco-chef-alexandre-silva-restaurante-sofisticado-menu-degustacao-momentos-estrela-lisboa-pao-com-chourico
Um jantar no LOCO é muito mais do que um jantar, é uma experiência única!

E depois, mesmo sem Chefs de renome ou Estrelas Michelin, temos restaurantes com um grau de sofisticação acima da média e que pedem uma ocasião especial. Como o SUD, em Belém, com a sua vista magnífica e a sua cozinha italiana sofisticada, o LUMNI, do Chef Miguel Castro e Silva (outro com uma vista maravilhosa), ou a Tasca da Esquina, do Chef Vitor Sobral.

O Risotto de Cogumelos do SUD é dos melhores que já comemos!

Peixes e Mariscos

Não fôssemos nós um país costeiro, Lisboa é também uma cidade onde se pode encontrar bom peixe e marisco. Ainda que seja mais fácil sair do centro para encontrar bom peixe fresco, há restaurantes como o Último Porto, na zona das Docas, o Mercado, em Alcântara, ou a Casa do Bacalhau, no Beato, especializado adivinhem lá no quê 😉

barmacia restaurante petiscos comida portuguesa praia das maças colares moqueca bacalhau bras
Há 1001 formas de cozinhar bacalhau, e muitas delas são servidas no Casa do Bacalhau.

Um especialista em peixe das mais diversas formas é também a Peixaria da Esquina, em Campo de Ourique, outro dos muito projectos do Chef Vitor Sobral.

peixaria da esquina chef vitor sobral campo de ourique lisboa sopa de peixe
A Peixaria da Esquina, um dos muito projectos do Chef Vitor Sobral.

Saindo do centro da cidade temos ainda o Maresias, em cima da praia da parede, o Porto de Santa Maria (mais caro, com a mesma vista) ou ainda o Maria Pia, em Cascais. Excelentes vistas e peixes fantásticos!

Este tataki de atum é um dos pratos mais pedidos no Maria Pia, em Cascais.

Para marisco estamos muito melhor servidos mesmo no centro de Lisboa! Referência obrigatória para o Ramiro, local de peregrinação e que está sempre cheio e com filas à porta – pudera, porque o marisco é fabuloso!

cervejaria ramiro lisboa camarao tigre
Será o Ramiro a melhor marisqueira de Lisboa? Muitos dizem que sim!

Mas há concorrência à altura, como por exemplo a Luminosa By Furnas, na zona da Alameda (num registo mais familiar) ou o Nune’s Real Marisqueira, em Belém.

nunes real marisqueira cervejaria marisco peixe grelhados grupos belem lisboa ameijoas
Amêijos à Bulhão Pato, no Nune’s Real Marisqueira

Vegetarianos e “saudáveis”

As opções de restaurantes vegetarianos ou de comida dita “saudável” estão em crescendo, e podemos encontrar em Lisboa muita coisa interessante. Desde um dos vegetarianos mais antigos da cidade – o PSI – mas que continua a ser um dos melhores, até ao Pachamama em Santos, também muito bom.

Algumas das muitas opções vegetarianas do PSI.

Ou então, num registo muito económico, temos sempre o Planeta Bio (na Praça da Alegria) ou o mais desconhecido Refeitório Associativo do Centro Hare Krishna, na zona do Saldanha, onde o almoço é o que houver naquele dia, mas sempre saudável e vegetariano.

Um oásis no meio da cidade, o Refeitório do Centro Hare Krishna.

Não inteiramente vegetariano mas com comida muito saudável temos ainda o Rice Me, onde tudo tem um elemento de arroz, um dos restaurantes mais interessantes de Lisboa.

rice me nova carta risotto
Risotto de Beterraba no Rice Me.

Tascas modernas e petiscarias

Para terminar, os petiscos e derivados. As tascas modernas e petiscarias foram uma moda que chegou a Lisboa há uns três anos e continua a fazer furor, sendo que há de todos os géneros e feitios!

agua pela barba tasca moderna restaurante peixe petiscos bica lisboa risotto
O Água Pela Barba serve pratos para partilhar com marisco pequeno.

Podemos comer mariscos pequenos e partilhar pratos de peixe modernos no Água Pela Barba (na Bica), ou optar por petiscos mais tradicionais no Dona Quitéria (Príncipe Real) ou na Taberna Portuguesa, na Bica.

dona quiteria petiscos comida tradicional principe real lisboa ovos verdes
Os Ovos Verdes da Dona Quitéria.

Imperdível é a Taberna Sal Grosso, em Santa Apolónia, onde a comida portuguesa tradicional é servida em doses para petiscar e com uma simpatia enorme! Ou o Tapa Bucho (no Bairro Alto), com tapas de inspiração espanhola e excelentes!

Bochechas de Porco na Taberna Sal Grosso. Coisas simples mas perfeitas!

Outras escolhas seguras são a Taberna da Rua das Flores, no Chiado, com petiscos e pratos portugueses à séria, o Santo António de Alfama (em Alfama, um dos melhores da cidade neste registo) ou o Pigmeu (em Campo de Ourique), onde todos os petiscos são feitos de porco!

butchers restaurante carne maturada hamburgueres parque das nacoes lisboa croquetes
Porco no Pigmeu, aqui em forma de croquetes.

E pronto, aqui estão muitos restaurantes em Lisboa, os nossos preferidos. Uma cidade que está em constantes mudanças, mas que consegue manter grande parte da sua identidade gastronómica. Restaurantes em Lisboa há muitos, é só escolher! 🙂

3 comentários em “RESTAURANTES EM LISBOA (os nossos preferidos!)

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.